Isla Gomes
O setor de tecnologia é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo, com melhores oportunidades de emprego do que diversos outros setores do mercado de trabalho. Em Teresópolis, os números são bastante positivos. Segundo levantamento da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, com dados da secretaria de Fazenda, existem mais de 300 empresas de TI ativas no município e houve um aumento de mais de 20% no faturamento em 2023, subindo de R$ 338 milhões para R$ 407 milhões. Esses números representam mais oportunidades de emprego e circulação de renda no município. A equipe da Diário TV e do Jornal O Diário visitou uma dessas empresas em ascensão, para conversar com o CEO e outros profissionais da área sobre o assunto que pode representar um futuro diferente para os interessados no setor.
A empresa DirectOn Tecnologia, localizada na Rua Waldir Barbosa Moreira, na Várzea, conta com um time composto 50% por mulheres e é referência no setor de TI. “A DirectOn Tecnologia é uma empresa que desenvolve soluções voltadas para RH e departamento social. Este mercado está em ascensão aqui em Teresópolis e, sem dúvidas, tende a continuar crescendo cada vez mais. É inegável que o município é um polo tecnológico, tem um ecossistema aqui envolvido. Nós mesmo fomos gerados por uma outra empresa aqui, quem sabe futuramente seremos nós a investir em outros negócios no ramo”, explica o CEO, Walter Flores.
Demanda x mão de obra
O CEO nos conta ainda que há falta de mão de obra qualificada na região, resultando assim em alta demanda e baixa mão de obra. “Existe uma escassez de mão de obra nessa área, principalmente na parte de programação, muitos aqui em Teresópolis não conhecem a programação, não sabem o que é, então falta muita informação nesse quesito. Vale destacar que, a empresa de TI envolve outros setores, tem o marketing, tem vendas, tem administração, atendimento, implantação, ou seja, várias funções que englobam a empresa de TI. Mas, em geral, em todas essas existe uma escassez de mão de obra qualificada, por isso acho que é de suma importância que no município haja investimento na formação de profissionais neste âmbito, é fundamental as universidades aprimorarem seus ensinos, tendo como base a demanda que existe na cidade, que é o mercado de TI”, ressalta Walter.
Programação
Uma das principais carreiras do futuro é a de programador de sistemas. Essa pessoa é a responsável por criar softwares e atender às demandas por aplicações em diversas áreas. A forma como ele trabalha varia, mas alguns princípios são os mesmos: é preciso ter conhecimento em alguma linguagem de programação, desenvolver habilidades interpessoais e estar antenado com conceitos de tecnologia usados no meio. “Já tem um tempo que o mercado de programação, principalmente referente à área de desenvolvimento, está em alta no nicho de TI. Está muito em alta o programador full stack que é quem desenvolve a parte visual e o programador mobile, que inclusive é uma função que a nossa empresa está buscando em um candidato e estamos tendo dificuldade de contratar. Portanto, isso confirma a dificuldade de encontrar profissionais especializados na área em contrapartida da alta demanda existente”, destacou o CTO da DirectOn, Hildebrando Machado.
Depoimento
Joanna Medeiros é analista de marketing da DirectOn e está na área de TI há quase 10 anos, ela explica como é fazer parte desse mercado. “Posso afirmar que é uma área muito dinâmica, e é isso que me motiva a cada vez ser uma profissional melhor, estudar mais e estar sempre antenada com as tendências. É muito gratificante fazer parte de um mercado que auxilia outras pessoas, não é só simplesmente pelo trabalho, mas, fazer parte de algo que vai ser grande para outras empresas, vai colaborar para outras empresas crescerem, vai gerar mais empregos, ou seja, essa é uma área que motiva a cada dia mais e me traz muita satisfação”, relata a profissional.