Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Área de TI está em alta no mercado de trabalho de Teresópolis

Município já é considerado um polo tecnológico, contando com mais de 300 empresas do ramo. Profissionais da área elucidam o assunto

Isla Gomes

O setor de tecnologia é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo, com melhores oportunidades de emprego do que diversos outros setores do mercado de trabalho. Em Teresópolis, os números são bastante positivos. Segundo levantamento da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, com dados da secretaria de Fazenda, existem mais de 300 empresas de TI ativas no município e houve um aumento de mais de 20% no faturamento em 2023, subindo de R$ 338 milhões para R$ 407 milhões. Esses números representam mais oportunidades de emprego e circulação de renda no município. A equipe da Diário TV e do Jornal O Diário visitou uma dessas empresas em ascensão, para conversar com o CEO e outros profissionais da área sobre o assunto que pode representar um futuro diferente para os interessados no setor.

“Já tem um tempo que o mercado de programação, principalmente referente à área de desenvolvimento, está em alta no mercado de trabalho no nicho de TI”, explica, Hildebrando Machado, CTO.


A empresa DirectOn Tecnologia, localizada na Rua Waldir Barbosa Moreira, na Várzea, conta com um time composto 50% por mulheres e é referência no setor de TI. “A DirectOn Tecnologia é uma empresa que desenvolve soluções voltadas para RH e departamento social. Este mercado está em ascensão aqui em Teresópolis e, sem dúvidas, tende a continuar crescendo cada vez mais. É inegável que o município é um polo tecnológico, tem um ecossistema aqui envolvido. Nós mesmo fomos gerados por uma outra empresa aqui, quem sabe futuramente seremos nós a investir em outros negócios no ramo”, explica o CEO, Walter Flores.

“Posso afirmar que é uma área muito dinâmica, e é isso que me motiva cada vez ser uma profissional melhor, estudar mais e estar sempre antenada com as tendências”, conta a analista de marketing Joanna Medeiros. Foto: Isla Gomes/Diário

Demanda x mão de obra
O CEO nos conta ainda que há falta de mão de obra qualificada na região, resultando assim em alta demanda e baixa mão de obra. “Existe uma escassez de mão de obra nessa área, principalmente na parte de programação, muitos aqui em Teresópolis não conhecem a programação, não sabem o que é, então falta muita informação nesse quesito. Vale destacar que, a empresa de TI envolve outros setores, tem o marketing, tem vendas, tem administração, atendimento, implantação, ou seja, várias funções que englobam a empresa de TI. Mas, em geral, em todas essas existe uma escassez de mão de obra qualificada, por isso acho que é de suma importância que no município haja investimento na formação de profissionais neste âmbito, é fundamental as universidades aprimorarem seus ensinos, tendo como base a demanda que existe na cidade, que é o mercado de TI”, ressalta Walter.

Vale destacar que, a empresa de TI envolve outros setores, como marketing, vendas, administração, atendimento, implantação, ou seja, várias áreas dentro de um grande mercado. Foto: Isla Gomes/ Diário

Programação
Uma das principais carreiras do futuro é a de programador de sistemas. Essa pessoa é a responsável por criar softwares e atender às demandas por aplicações em diversas áreas. A forma como ele trabalha varia, mas alguns princípios são os mesmos: é preciso ter conhecimento em alguma linguagem de programação, desenvolver habilidades interpessoais e estar antenado com conceitos de tecnologia usados no meio. “Já tem um tempo que o mercado de programação, principalmente referente à área de desenvolvimento, está em alta no nicho de TI. Está muito em alta o programador full stack que é quem desenvolve a parte visual e o programador mobile, que inclusive é uma função que a nossa empresa está buscando em um candidato e estamos tendo dificuldade de contratar. Portanto, isso confirma a dificuldade de encontrar profissionais especializados na área em contrapartida da alta demanda existente”, destacou o CTO da DirectOn, Hildebrando Machado.

Depoimento
Joanna Medeiros é analista de marketing da DirectOn e está na área de TI há quase 10 anos, ela explica como é fazer parte desse mercado. “Posso afirmar que é uma área muito dinâmica, e é isso que me motiva a cada vez ser uma profissional melhor, estudar mais e estar sempre antenada com as tendências. É muito gratificante fazer parte de um mercado que auxilia outras pessoas, não é só simplesmente pelo trabalho, mas, fazer parte de algo que vai ser grande para outras empresas, vai colaborar para outras empresas crescerem, vai gerar mais empregos, ou seja, essa é uma área que motiva a cada dia mais e me traz muita satisfação”, relata a profissional.


Edição 26/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PM prende quadrilha que tentava furtar operadora de telefonia em Teresópolis

Prefeitura desapropria imóvel para oferecer atendimento de saúde na Várzea

Com novos jogadores, Seleção de Ancelotti chega a Teresópolis na segunda

Polícia investiga ameaça de morte com arma de fogo em Teresópolis

Le Canton promove tarde com roda de samba e deliciosas comidinhas de boteco

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE