Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Policia Militar oferece curso de segurança predial em Teresópolis

Capacitação é gratuita e tem o objetivo de ensinar dicas e técnicas que podem evitar muitos delitos

Isla Gomes

O 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis, está participando do “Programa de Capacitação e Polícia de Proximidade”, implementado pelo 7º CPA em toda a Região Serrana. No município, a ação está direcionada na realização de um curso voltado para pessoas que trabalham em condomínios ou prédios independentes, como síndicos, porteiros e funcionários de vigilância de modo geral. Mas, apesar do foco nesses profissionais, a oportunidade também se estende para moradores. Trata-se do Curso de Segurança Predial, que agora está na sua segunda edição e será realizado no dia 30 de janeiro, das 10h às 12h, no Espaço Cultural Higino, na Avenida Oliveira Botelho, 365, Alto. O evento é gratuito e os métodos do projeto são focados em aplicar tópicos que orientem os participantes a como não cair em crimes relacionados à segurança de prédios e condomínios. O curso prioriza lições de como manejar a seguridade de qualquer local de maneira diligente, para que delitos nessa esfera não tenham espaço de incidência na cidade.

Em entrevista ao Diário, o Tenente-Coronel PM André de Holanda, que recentemente assumiu o comandando do 30°BPM, dissertou sobre o foco do programa e falou de projetos de expansão para o futuro. “O objetivo do Curso de Segurança Predial é orientar profissionais do ramo de condomínios particulares e comerciais, mas, é importante dizer que a oportunidade também fica disponível para moradores que queiram participar e receber capacitação. Inclusive, temos a intenção e o projeto de posteriormente expandir essa oportunidade para lojistas. É um ensino importantíssimo e é fundamental que chegue ao máximo de pessoas possíveis”, afirma o Comandante.

Importância e métodos
O Comandante salienta a importância dos métodos que serão ensinados e destaca um dado curioso e alarmante. “Serão ensinadas estratégias preventivas, temos consciência de que algumas situações podem ser evitadas de forma antecipada, contando com a prevenção contra ações de furtos e roubos. Para se ter uma noção, em média, 90% dos casos de roubo em condomínios ocorrem pela porta da frente, ou seja, o crime ocorre no âmbito da vulnerabilidade. No curso serão aplicados tópicos que orientarão os participantes sobre como aumentar a segurança em todas as entradas dos locais, para que venhamos diminuir essa estatística que eu citei”, ressalta.

“Para se ter uma noção, em média, 90% dos casos de roubo em condomínios ocorrem pela porta da frente, ou seja, o crime ocorre no âmbito da vulnerabilidade”, ressalta o Comandante do 30º BPM, Tenente-Coronel Holanda. Foto: Isla Gomes/Diário

Demanda e adesão
O curso está recebendo uma excelente adesão, contando com 40 inscritos listados e confirmados, com apenas cinco dias desde o inicio das inscrições. “A demanda tem sido bastante positiva, já temos 40 pessoas inscritas. Lembrando que, o curso está previsto para dia 30 de janeiro e temos previsão de 100 inscritos”, conclui o Tenente-Coronel.

Inscrição e detalhes
A aula ocorrerá no dia 30 de janeiro, no Espaço Cultural Higino, na Avenida Oliveira Botelho, 365, Alto. Os ensinamentos começam às 10h e seguem até meio dia. Sendo assim, o curso tem duração de apenas um dia e não será cobrada nenhuma taxa participativa. Para se inscrever é preciso acessar as redes sociais do 30° BPM (@30bpm_pmerj) e clicar no link de inscrição na bio, com isso a pessoa será direcionada para uma página que solicitará alguns dados e informações do interessado. Qualquer informação a mais pode ser solicitada pelo e-mail do Batalhão (p5_30bpm@pmerj.rj.gov.br).


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE