Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos com inscrições abertas em Teresópolis

Programa do Instituto Yduqs permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita. Aulas são gratuitas e todo material é fornecido

Há seis anos, o Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – realiza, em parceria com a Estácio, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A edição do primeiro semestre de 2024 marca a ampliação do programa que, depois do sucesso na unidade de Teresópolis, agora passa a contemplar, nacionalmente, uma nova etapa educacional em que os alfabetizandos poderão fortalecer os conhecimentos adquiridos. Neste segundo módulo, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. As inscrições para o primeiro semestre de 2024 podem ser realizadas até o dia 05 de fevereiro, no site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao . Vale destacar que o programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário.
“Ao longo de seis anos, consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1300 alfabetizados. Estamos prontos para darmos um novo passo em 2024: o lançamento nacional do módulo II que irá atender aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.
O módulo II de Alfabetização, já presente há alguns anos na unidade de Teresópolis, foi elaborado pelos professores que integram a equipe do Programa para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir do primeiro semestre de 2024, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliará significativamente a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, atendendo também ao público que se enquadra no analfabetismo funcional, independentemente da participação no módulo inicial.
“O Programa de Alfabetização e Letramento em Teresópolis têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. Em todos os semestres nos deparamos com turmas cheias e uma fila de espera significativa de pessoas que desejam participar do projeto. A procura tem sido tão grande que estamos pensando em abrir mais uma turma de cada módulo para poder atender a essa demanda. Para que isso seja possível estamos ampliando o recrutamento de alunos da Pedagogia e de outros cursos das (de) Licenciaturas para atuarem como auxiliares em sala de aula. Além disso, para o próximo semestre iremos abrir vagas de estágio para os alunos do curso normal. Estou muito feliz com a evolução do projeto e acredito que ainda veremos muitas vidas transformadas”, revela Roberta Rollemberg, coordenadora do Programa em Teresópolis.

Iniciativa é destaque
O programa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. A iniciativa, que já formou mais de 1.300 estudantes, na faixa etária entre 20 e 70 anos, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio.
Infelizmente, o analfabetismo ainda é um assunto muito sério em nosso País, pois segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, 5,6% da população brasileira é analfabeta e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. As novas turmas (módulo I e módulo II) serão abertas nas Regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador); Norte (Manaus) e no Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília).

SERVIÇO
Inscrições e informações: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
As inscrições já estão abertas e as aulas acontecerão a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2024.

  • Estácio Teresópolis – Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE