Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CMEI Várzea deve começar a funcionar no dia 11 de março

Residência desapropriada pela prefeitura está passando por adaptações para atender unidade escolar

Está em curso a obra de adaptação do imóvel da nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil / CMEI Várzea. O espaço, que fica na Rua Padre José de Anchieta, 35, na Tijuca, foi desapropriado pela Prefeitura e a unidade passa a contar com uma sede própria, passando por adaptações para receber os alunos com conforto, segurança e acolhimento. Entre os serviços que estão sendo realizados estão revisão nas instalações elétricas e parte hidráulica; nivelamento da garagem para ser transformada em pátio; revisão e pintura das portas e janelas; e pintura interna e externa.
Nesta sexta-feira, representantes do governo municipal se reuniram com pais e responsáveis e explicaram como está o andamento das adaptações e o cronograma de mudança para a nova unidade. A previsão é de que as atividades na nova unidade sejam iniciadas no dia 11 de março, com o atendimento de 170 famílias.
Enquanto o espaço passa pela reforma, foi feito um planejamento bastante criterioso pela secretaria de Educação, em conjunto com a equipe diretiva da unidade, para que as crianças possam cumprir as tarefas do início do ano letivo. Os alunos vão receber tablets e kit de material escolar para cumprimento das tarefas diárias até que tudo esteja pronto. A entrega dos kits já começou durante a reunião desta sexta-feira.

Entre os serviços que estão sendo realizados estão revisão nas instalações elétricas e parte hidráulica; nivelamento da garagem para ser transformada em pátio; revisão e pintura das portas e janelas; e pintura interna e externa. Foto: Bruno Nepomuceno/AsComPMT

Pré-matrícula
A secretaria municipal de Educação divulga, na próxima segunda-feira (19), o resultado da pré-matrícula para turmas de Berçário, Maternal e Jardim nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para o ano letivo de 2024. O resultado será publicado na página oficial da Secretaria Municipal de Educação (educacao.teresopolis.rj.gov.br) e em listas impressas disponibilizadas nas unidades de ensino. Pais e responsáveis devem estar atentos ao prazo para efetivação da matrícula: de 19 a 29 de fevereiro, presencialmente, na creche para a qual a criança foi selecionada, na cidade ou interior.
A secretaria de Educação destaca que, conforme a Lei Municipal 4.361/2023, de iniciativa do Legislativo Municipal e aprovada pelos vereadores, o preenchimento das vagas passou a ser somente pela pontuação obtida de acordo com os critérios sociais determinados em lei: mãe trabalhadora, situação de risco, necessidades especiais, mães adolescentes, programas sociais e baixa renda, entre outros. Também são definidos critérios para desempate: criança cuja mãe tenha maior número de filhos menores de idade e criança com maior idade.
A Lei 4.361 alterou o artigo 1º da Lei Municipal 3.785/2019 que instituiu a reserva de 50% das vagas nas creches e CMEIs por meio de sorteio. A partir de agora, a totalidade das vagas ofertadas pelo município obedecerá a critérios de ordem de pontuação. A publicação no Diário Oficial pode ser conferida no link https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/923
A pontuação é obtida conforme a avaliação da Comissão Avaliadora, criada para fiscalizar, acompanhar e analisar os critérios de classificação. É formada por representantes das secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, dos Conselhos Tutelares 1 e 2, do Ministério Público Estadual e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Nesta sexta-feira, representantes do governo municipal se reuniram com pais e responsáveis e explicaram como está o andamento das adaptações e o cronograma de mudança para a nova unidade. Foto: Bruno Nepomuceno/AsComPMT

Locais de estudo
As unidades que abriram pré-matrícula foram: CMEI Profª Marília Morgado Carneiro (Alto); CM Começando a Viver (Granja Guarani); CM Profª Mara Luciana Brandão Bravo (Fátima); CM Mariazinha Jannotti (Araras); CM Miss. Manoel Mello Silva (Agriões); CM Paraíso (Vale do Paraíso); CM Manoel Carreiro Sobrinho (Barra do Imbuí); CM Lar de Isabel (Pimenteiras); CM Edomiro (Loteamento Féo); CM Profª Rosália Martins de Lima Silva (Fonte Santa); CMEI José Maria Leitão Carneiro (Parque Ermitage); CM Sempre Viva (Meudon); CM Amor Perfeito (Pimentel); CM Oscar Lobato (São Pedro); CM São Pedro (São Pedro); CM Oneide Maria dos Santos (Várzea); Profª Alayde Ferreira da Silva (Vargem Grande); Doraci Dállia Granito (Bonsucesso); e Mariana Martuchelli (Independente de Mottas).


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE