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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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84% dos passageiros concordam que o ônibus enfrenta muito engarrafamento

Cerca de 67% da população de Teresópolis recomenda o sistema de transporte coletivo

Os resultados da pesquisa do transporte coletivo de Teresópolis, promovida pela WRI Brasil, instituto de pesquisa global que atua em 33 países e centenas de cidades do mundo no desenvolvimento de estudos e soluções para o clima, florestas e cidades, apontou que 67% dos passageiros recomendam o sistema de ônibus do município. De acordo com os entrevistados, o atendimento ao cliente e a segurança em relação aos acidentes de trânsito, foram os pontos com melhor avaliação entre os 16 itens de qualidade perguntados na pesquisa. Por outro lado, o conforto nos pontos dos ônibus e a disponibilidade de horários foram os itens com menor satisfação.
Para Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus, a boa avaliação em relação ao atendimento e a segurança no trânsito é resultado de um trabalho dedicado da empresa aos motoristas e demais colaboradores, o que já resultou na conquista do selo Great Place to Work, de ótima empresa para se trabalhar, no ano passado.

Nos bairros, carros estacionados de forma irregular prejudicam o transporte público – Arquivo


Por outro lado, entre os itens de menor satisfação, como conforto nos pontos de ônibus e a disponibilidade de horários, ele ressalta que, desde o ano passado, a empresa já vem desenvolvendo um plano de ação para melhorar e modernizar o transporte coletivo, mas alerta para a necessidade de a cidade seguir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê a priorização do transporte coletivo sobre o individual, além de promover a igualdade no acesso ao ônibus e maior eficiência do serviço a partir da adequada política tarifária.
“Ao longo do ano passado aumentamos em mais de 240 horários por dia a disponibilidade de viagens. São mais de 1.390 viagens por dia. Estamos em um esforço muito grande para promover melhorias, mas é necessário que Teresópolis se espelhe em cidades que já avançaram em seu Plano de Mobilidade Urbana e na adoção do subsídio tarifário, reduzindo o preço da passagem e garantindo que a empresa operadora receba a tarifa correta para custear o sistema e ampliar os horários”, afirma Marcelo, lembrando que os pontos de ônibus não são de responsabilidade da empresa.

Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus – O Diário de Teresópolis


A avaliação do diretor da viação tem respaldo nos conceitos adotados pelo programa QualiÔnibus, da WRI Brasil, que considera os ônibus a espinha dorsal das cidades e defende uma reforma em seu financiamento com foco em eficiência, sustentabilidade e, principalmente, na satisfação dos passageiros. De acordo com a NTU, mais de 225 cidades no Brasil já adotaram subsídios ao transporte público, 151 delas abaixo de 250 mil habitantes, assim como Teresópolis, que ainda não implementou nenhuma política desse nível, mesmo o município tendo um número de gratuidades no transporte que chega a 43%, totalizando mais de 5,8 milhões de viagens gratuitas.

Sem um plano de mobilidade urbana, trânsito em Teresópolis segue desorganizado – Arquivo


Engarrafamentos entre os principais problemas da cidade
O Plano de Mobilidade Urbana é um item que se mostra urgente diante da sensação dos passageiros de ônibus em relação ao trânsito. De acordo com a WRI, 77 minutos é o tempo médio gasto com deslocamentos no transporte coletivo da cidade. O número é superior aos das cidades do Rio de Janeiro (67 minutos) e de São Paulo (62 minutos), números do Relatório Global sobre Transporte Público 2022 da empresa Moovit.
Outro dado que mostra o tamanho do desafio é que 22% dos passageiros de ônibus de Teresópolis gastam duas horas ou mais em seus deslocamentos, número próximo do encontrado em pesquisas que avaliam esse mesmo cenário nas principais capitais do Brasil. Por fim, 84% dos entrevistados concordam que o ônibus enfrenta muitos congestionamentos e 53% deles estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com essa situação.
De acordo com Marcelo Augusto, os congestionamentos prejudicam o sistema de ônibus em outros aspectos que vão além da insatisfação e da perda de passageiros. “Estamos falando de aumento no consumo de óleo diesel com o ônibus parado no trânsito e menor disponibilidade do serviço com necessidade de operar com mais veículos do que o normal para poder cumprir os horários previstos, aumentando o custo do sistema”, alerta o diretor da Viação Dedo de Deus, apontando como uma das soluções a adoção de faixas exclusivas para os ônibus em algumas vias e horários ou mesmo faixas reversíveis que auxiliem no escoamento do trânsito.
Os resultados da pesquisa em relação ao impacto do trânsito no transporte coletivo estão diretamente ligados as estatísticas de crescimento do número de veículos na cidade. Nos últimos nove anos o número de automóveis cresceu 32% e o de motos/motonetas 46% segundo o Detran/RJ. A frota total na cidade é de pouco mais de 115 mil veículos, o que representa pouco mais de dois terços da população de 165 mil habitantes de acordo com o Censo 2022, sem que a cidade tenha se preparado para tamanho crescimento.


Ir ao trabalho é o principal motivo de uso do ônibus
O levantamento apontou também que 70% dos passageiros utilizam o ônibus para se deslocar cinco dias ou mais na semana e que 65% dos usuários usam o transporte coletivo para chegar ao trabalho, seguido pelos motivos estudo (18%) e saúde (13%). A pesquisa revelou também que 59,6% dos passageiros ganham até 2 salários-mínimos.
Um dado importante revelado na pesquisa é que 73% dos passageiros precisam de apenas um ônibus para chegar ao destino e que os horários de maior uso são entre 7h e 9h no período da manhã e entre 17h e 19h.


Ônibus contribui para a qualidade de vida
Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 65% das pessoas entrevistadas concordam que utilizar o ônibus contribui para a sua qualidade de vida e que podem confiar nos coletivos para seus deslocamentos. Quando perguntados sobre a satisfação geral com o sistema de transporte, 54,3% se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos. Outros 24,1% se mostraram indiferentes e 21,6% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.
Para Marcelo Augusto, a pesquisa mostra que o sistema de transporte coletivo da cidade foi resiliente nos últimos anos, se recuperando da grave crise por causa da pandemia e, hoje, já mostra uma retomada, mesmo sem uma política adequada de mobilidade urbana. “A pesquisa nos mostra que há uma retomada da confiança da população. Temos itens importantes para avançarmos como na disponibilidade dos horários, por exemplo, e sabemos que podemos oferecer um serviço sempre melhor. Mas precisamos que a cidade avance em uma agenda que coloque o transporte coletivo dentro do orçamento do município e passe a subsidiar a tarifa. Já passamos do momento de discutir isso e estamos atrasados em relação a outros municípios”, afirma.

Número de gratuidades cresceu 7% em 2023


2023: Queda de passageiros pagantes; aumento das gratuidades
No ano passado, a Viação Dedo de Deus viu reduzir o número de passageiros pagantes em 2,6%. Em contrapartida, o número de gratuidades cresceu 7%, continuando a representar cerca de 40% do número de passageiros transportados na cidade, enquanto a média nacional, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), é de 27%. Com o aumento dos custos e das gratuidades, a tarifa técnica na cidade chega a R$ 5,90, de acordo com estudos da planilha de custos do setor. No entanto, a tarifa atual é de R$ 4,90.

Dados sobre a Pesquisa de Satisfação do Transporte Coletivo de Teresópolis


Forma de Pagamento
A forma de pagamento mais usual é o RioCard, com 32,7% da preferência, seguido pelo pagamento com dinheiro com 30,4%.
Entre os clientes que não utilizam a bilhetagem eletrônica, 66% preferem pagar em dinheiro.
OBS: A Viação Dedo de Deus já está com um projeto piloto nos ônibus executivo para o pagamento por Pix e já aceita pagamento por NFC.


Modos alternativos de uso ao ônibus
Para 16,7% dos clientes, o automóvel por aplicativo é a principal alternativa ao ônibus, seguido por transporte a pé (13,7%) e automóvel como passageiro (13%).
O moto táxi surge como destaque, uma vez que a proporção de clientes que os consideram como alternativa ao ônibus aumentou nove vezes em relação a pesquisas anteriores.


Tempo gasto no transporte
Estima-se que o tempo médio diário de deslocamento dos clientes seja de 1 hora e 17 minutos
Mais de 31% dos passageiros gastam até 1 hora com deslocamentos
Mais de 44% gastam entre 1h e 3h com deslocamentos


Confiabilidade
74% dos passageiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o cumprimento do itinerário
48% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a chegada ao destino final sem atrasos e com as saídas dos ônibus dos pontos finais nos horários programados

Metodologia

Público-alvo: Clientes do sistema de ônibus municipal de Teresópolis
Método de coleta: Coleta exclusivamente feita dentro dos ônibus.
Amostra: 434
Confiança: 95%
Data de coleta: Estudo realizado entre os dias 23 de agosto e 31 de agosto/2023
Entrega dos resultados: Outubro de 2023

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Edição 15/01/2025
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