Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Museu e moinho, novos atrativos turísticos no Segundo Distrito de Teresópolis

Moinho das Hortênsias e Museu do Colono recebem Guias de Turismo de Teresópolis

@ninabenedito

Na última quinta-feira (07), Guias de Turismo de Teresópolis tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Moinho das Hortênsias e ao Museu do Colono, dois novos pontos turísticos da região. Localizados no 2º distrito de Teresópolis, no bairro de Água Quente, o atrativo gera mais uma oportunidade de crescimento para a comunidade através do Turismo responsável.
A propriedade pertence ao Sr. Paulo da Rosa Pinheiro, mais conhecido por “Paulinho Jiló” que mantém vivo o ofício de produtor de fubá, herança deixada pelos seus avós e fundadores do moinho, Dedé Pinheiro de família portuguesa, e Jacinta da Rosa de família italiana, que se estabeleceram como colonos na região no século passado.

O Moinho das Hortênsias, com seus 80 anos de história, começa a encantar visitantes com sua produção artesanal de fubá. O diferencial desse moinho é a utilização de técnicas tradicionais, ainda movido à água e utilizando pedras vulcânicas oriundas do Suriname. Essa tradição proporciona não só um produto final de qualidade, mas também uma experiência única, mergulhando os visitantes em um contexto histórico e cultural valioso.

Já o Museu do Colono, sonho antigo de “Paulinho”, é uma autêntica casa típica da roça, reúne uma coleção impressionante de objetos centenários que narram a história do colono teresopolitano. Desde utensílios domésticos até ferramentas agrícolas, cada peça conta uma parte importante dessa história, oferecendo aos visitantes uma imersão no modo de vida e nas tradições locais. O Museu do Colono foi oficialmente inaugurado com a visita técnica, entretanto, já vem recebendo grupos de turistas e visitantes. A visita técnica proporcionou aos Guias de Turismo a oportunidade de conhecer de perto esses dois importantes atrativos, permitindo-lhes aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a cultura de Teresópolis. Com isso, estarão ainda mais preparados para compartilhar essas riquezas com os turistas que visitam a cidade em busca de experiências autênticas e enriquecedoras.

A rica experiência contou com a presença da Secretária de Turismo de Teresópolis, Elizabeth Mazzi, o Sub Secretário e Guia de Turismo Henrique Silva, a Executiva da Sectur Anielle Monteiro, representando o poder público do município. Também estiveram presentes a convite do anfitrião, o empresário e Diretor de Gastronomia do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Hugo Ramos, além da Vice Presidente do Teresópolis Convention, Julianna Rocha, e a CEO do Tesouros da Serra e Diretora de Marketing e Comunicação do Teresópolis Convention, Nina Benedito, ambos homenageados pelo Sr. Paulo e seus colaboradores, Marcos, Silvana e Gabriele pela contribuição na realização desse sonho de tornar o Moinho das Hortências e o Museu do Colono um atrativo turístico.
O Museu do Colono está localizado na estrada Rio Bahia, Km 40 em Água Quente. As visitas devem ser agendadas diretamente com o Moinho das Hortências ou através da agência de receptivo local e operadora parceira, Ecoplay Tour.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE