Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea analisa locais para novos radares meteorológicos

Petrópolis e Nova Friburgo receberão reforço no sistema de identificação e rastreio de tempestades

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está realizando uma série de vistorias na Região Serrana Fluminense. O objetivo é otimizar a instalação de dois radares meteorológicos banda x, que irão ajudar na identificação e no rastreio de tempestades à distância. A próxima visita será realizada na semana que vem, no município de Cordeiro. Lá, os técnicos irão vistoriar um terreno que possa atender à cidade de Nova Friburgo. A previsão é que as vistorias se encerrem até o final do mês e o local seja decidido até junho.
Os municípios escolhidos para terem o monitoramento reforçado são Petrópolis e Nova Friburgo, que periodicamente são afetados pelas fortes chuvas. “Nós sabemos que a Região Serrana é um ponto sensível no estado quanto aos impactos gerados pelas chuvas. É prioridade não só minha, mas também do governador Cláudio Castro acelerar as medidas que mitiguem os danos climáticos dos municípios serranos. Nosso planejamento é iniciar a instalação desses radares até o final do ano”, anunciou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Na última quarta-feira (08), mais um local foi vistoriado em Petrópolis. Técnicos do Inea foram até o Morro das Antenas, no bairro do Morin, para estudar a área. Os critérios analisados foram: acessibilidade; infraestrutura, como energia elétrica, internet, pontos de água e esgoto; e também a estabilidade do terreno.
“Antes de escolhermos, iremos visitar alguns locais elegíveis para a instalação desses equipamentos, e após isso, estudaremos o terreno para certificar que aquele lugar atende todos os critérios exigidos. Esse trabalho é realizado a muitas mãos, e estamos empenhados em entregar o mais rápido possível esses radares para a população que tanto sofre com as chuvas”, disse o presidente do Inea, Renato Jordão.

Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

União, INSS e Prefeitura de Teresópolis encerram conflito histórico na Quinta do Lebrão

Segurança reforçada para as compras de fim de ano em Teresópolis

Teresopolitano morre lutando na guerra da Ucrânia

Programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Mulheres protestam no Rio e pedem maior presença do Estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE