Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto de lei para regulamentar a clonagem de animais causa polêmica

Deputado carioca é um dos que votou contra a proposta e sua urgência

Um projeto de lei para regulamentar a pesquisa, produção e comercialização de animais domésticos clonados e de material genético está causando polêmica na Câmara dos Deputados. Segundo o PL 5010/2013, poderiam ser clonados os “animais domésticos de interesse zootécnico”, ou seja, os gados de produção pecuária: bovinos, búfalos, cabras, bodes, ovelhas, cavalos, asnos, mulas, porcos, coelhos e aves.
O deputado federal Marcelo Queiroz é um dos parlamentares que votou contra a proposta e sua urgência. Segundo Queiroz, a clonagem é uma técnica de baixa eficiência, que representa diversas violações dos direitos dos animais e coloca em risco toda a biodiversidade.  “A intenção seria melhorar a produtividade dos gados, ou seja, o lucro de seus proprietários. Entretanto, a prática representa grande risco a todos os indivíduos envolvidos no processo. Para os animais, problemas de saúde e malformação congênita, por exemplo. Há ainda um risco imenso para a própria atividade pecuária, já que seres idênticos são mais suscetíveis aos mesmos patógenos, favorecendo que ocorram pandemias e mortes em massa”, explicou o deputado.
O projeto – que deve ser votado ainda esta semana – ainda prevê a possibilidade do Ibama permitir a clonagem de animais silvestres, o que Queiroz resume como uma ideia equivocada, já que não promove a preservação das espécies, contribuindo para a perpetuação da devastação de biomas e colocando como uma missão ainda mais difícil a conscientização ambiental da sociedade.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE