Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea analisa locais para novos radares meteorológicos

Petrópolis e Nova Friburgo receberão reforço no sistema de identificação e rastreio de tempestades

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está realizando uma série de vistorias na Região Serrana Fluminense. O objetivo é otimizar a instalação de dois radares meteorológicos banda x, que irão ajudar na identificação e no rastreio de tempestades à distância. A próxima visita será realizada na semana que vem, no município de Cordeiro. Lá, os técnicos irão vistoriar um terreno que possa atender à cidade de Nova Friburgo. A previsão é que as vistorias se encerrem até o final do mês e o local seja decidido até junho.
Os municípios escolhidos para terem o monitoramento reforçado são Petrópolis e Nova Friburgo, que periodicamente são afetados pelas fortes chuvas. “Nós sabemos que a Região Serrana é um ponto sensível no estado quanto aos impactos gerados pelas chuvas. É prioridade não só minha, mas também do governador Cláudio Castro acelerar as medidas que mitiguem os danos climáticos dos municípios serranos. Nosso planejamento é iniciar a instalação desses radares até o final do ano”, anunciou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Na última quarta-feira (08), mais um local foi vistoriado em Petrópolis. Técnicos do Inea foram até o Morro das Antenas, no bairro do Morin, para estudar a área. Os critérios analisados foram: acessibilidade; infraestrutura, como energia elétrica, internet, pontos de água e esgoto; e também a estabilidade do terreno.
“Antes de escolhermos, iremos visitar alguns locais elegíveis para a instalação desses equipamentos, e após isso, estudaremos o terreno para certificar que aquele lugar atende todos os critérios exigidos. Esse trabalho é realizado a muitas mãos, e estamos empenhados em entregar o mais rápido possível esses radares para a população que tanto sofre com as chuvas”, disse o presidente do Inea, Renato Jordão.

Edição 23/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

TRE-RJ absolve Cláudio Castro e mantém mandato de governador do Rio

Polícia procura corpo de Anic em sítio que Lourival pesquisou na internet

Saúde: mãe denuncia dificuldade para internação de criança em Teresópolis

“RJ para Todos” faz quase 400 atendimentos na Barra do Imbuí

Vasco da Gama enfrenta o Náutico em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE