Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis começa a vacinar contra a dengue

Primeiros imunizados serão crianças com idade entre 10 e 14 anos

Teresópolis entrou na lista de municípios do estado do Rio de Janeiro selecionadas para receber a vacina contra a dengue. O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e na Unidade Móvel de Saúde a partir desta quinta-feira (20). “Por enquanto, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a vacinação será disponibilizada apenas para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, sendo elas o público alvo da campanha”, informa a secretaria municipal de Saúde. A vacinação será realizada das 8h às 16h e é necessário estar com a caderneta de vacinação e o CPF da criança em mãos.
O imunizante teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023 e, em dezembro do ano passado, o ministério anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS). Em maio passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que pré-qualificou a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda e atualmente usada para imunização contra a dengue no Brasil. Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade.
Em nota, a OMS define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue. A organização recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão de dengue. Ainda de acordo com a OMS, a Qdenga deve ser administrada em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre elas – mesmo esquema vacinal atualmente adotado no Brasil. “A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU [Organização das Nações Unidas], incluindo o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, avaliou o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

Edição 28/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festival Origens faz homenagem à potência produtiva de alimentos de Teresópolis 

Teresópolis: Debate entre os candidatos a prefeito dá o tom para a última semana da campanha

Agroturismo e turismo rural na Serra Fluminense

Gênesis inaugura Central de Vendas exclusiva e de alto padrão no Alto

“Papo com a Feh!” debate a importância dos cuidados com a saúde mental

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE