A Enel Distribuição Rio registrou 215 colisões com postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024 em toda a sua área de concessão: uma média de mais de uma batida em postes por dia. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9% no número de acidentes. Neste ano, em torno de 140 mil clientes ficaram sem energia devido aos incidentes com a rede elétrica. Em 2023, a distribuidora totalizou 197 colisões com postes.
De acordo com o levantamento da Enel Rio, a Região dos Lagos liderou o ranking de colisões com postes no primeiro semestre de 2024, registrando 35 ocorrências deixando mais de 36 mil clientes sem energia. Em seguida, vem a região de Niterói, com 30 ocorrências e mais de 25 mil residências sem luz, e a região de Campos em terceiro lugar, com 29 batidas em postes e mais de 17 mil clientes sem energia. Fechando o top 5 do ranking, aparecem as regiões Serrana, com 26 ocorrências afetando cerca de 21 mil unidades consumidoras, e Noroeste, com 25 casos que deixaram quase 7 mil moradores sem luz.
O responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Fábio Damasceno, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo que os clientes ficam sem energia”, comenta. O executivo também comenta sobre a responsabilidade pelos danos causados: “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”.
Responsabilidade sobre os danos
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.