Tem início na próxima terça-feira (13),a edição 2024 da Pesquisa de Satisfação com os passageiros do transporte coletivo de Teresópolis. A iniciativa é uma parceria da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), e das viações Dedo de Deus e 1º de Março, operadoras da ônibus da cidade, com o WRI Brasil, que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituto de pesquisa global com a atuação em mais de 50 países e escritórios nos Estados Unidos, China, Londres e Índia.
A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus que tem o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus nas cidades. Ele é desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. O programa visa entender as expectativas dos clientes do sistema de ônibus, melhorar a mobilidade dos municípios e tornar mais sustentável o transporte.
A pesquisa será aplicada diretamente dentro dos coletivos, em diferentes dias da semana e horários, e será desenvolvida nas linhas de ônibus tanto da área urbana quanto rural da cidade. Os 10 pesquisadores do WRI estarão uniformizados e identificados com crachá para realizar a abordagem dentro dos veículos. No dia 12, a equipe irá realizar entrevistas testes na rodoviária da cidade.
Além de traçar um perfil atual sobre quem utiliza o transporte coletivo em Teresópolis, o levantamento busca entender aspectos sobre a rotina de deslocamento das pessoas na cidade, o tempo que elas gastam dentro do ônibus, a facilidade de acesso ao transporte público, o impacto dos congestionamentos na vida da população e a satisfação geral com o sistema de transporte.
Na edição de 2023 da pesquisa, 66,7% dos entrevistados recomendaram o sistema de ônibus da cidade, sendo que 54,3% se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com os ônibus. Os resultados revelaram ainda que o tempo médio de deslocamento dos passageiros no transporte é de 77 minutos e que para 67% das pessoas o ônibus contribui para a sua qualidade de vida.
A pesquisa realizada em Teresópolis segue o mesmo padrão da aplicada em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba pela WRI e vai avaliar os mesmos itens da anterior para fazer uma comparação e apontar pontos de melhorias. Os resultados da pesquisa no transporte de Teresópolis serão apresentados no dia 26 de setembro durante o 1° Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, onde especialistas e professores de Engenharia de Transportes, além de gestores privados e públicos, vão discutir soluções para a mobilidade da cidade.