Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Passageiros vão participar de pesquisa sobre o transporte coletivo municipal

Resultados serão apresentados no 1º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, que será realizado em setembro

Tem início na próxima terça-feira (13),a edição 2024 da Pesquisa de Satisfação com os passageiros do transporte coletivo de Teresópolis. A iniciativa é uma parceria da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), e das viações Dedo de Deus e 1º de Março, operadoras da ônibus da cidade, com o WRI Brasil, que faz parte do World Resources Institute (WRI), instituto de pesquisa global com a atuação em mais de 50 países e escritórios nos Estados Unidos, China, Londres e Índia.
A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus que tem o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus nas cidades. Ele é desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. O programa visa entender as expectativas dos clientes do sistema de ônibus, melhorar a mobilidade dos municípios e tornar mais sustentável o transporte.
A pesquisa será aplicada diretamente dentro dos coletivos, em diferentes dias da semana e horários, e será desenvolvida nas linhas de ônibus tanto da área urbana quanto rural da cidade. Os 10 pesquisadores do WRI estarão uniformizados e identificados com crachá para realizar a abordagem dentro dos veículos. No dia 12, a equipe irá realizar entrevistas testes na rodoviária da cidade.
Além de traçar um perfil atual sobre quem utiliza o transporte coletivo em Teresópolis, o levantamento busca entender aspectos sobre a rotina de deslocamento das pessoas na cidade, o tempo que elas gastam dentro do ônibus, a facilidade de acesso ao transporte público, o impacto dos congestionamentos na vida da população e a satisfação geral com o sistema de transporte.
Na edição de 2023 da pesquisa, 66,7% dos entrevistados recomendaram o sistema de ônibus da cidade, sendo que 54,3% se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com os ônibus. Os resultados revelaram ainda que o tempo médio de deslocamento dos passageiros no transporte é de 77 minutos e que para 67% das pessoas o ônibus contribui para a sua qualidade de vida.
A pesquisa realizada em Teresópolis segue o mesmo padrão da aplicada em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba pela WRI e vai avaliar os mesmos itens da anterior para fazer uma comparação e apontar pontos de melhorias. Os resultados da pesquisa no transporte de Teresópolis serão apresentados no dia 26 de setembro durante o 1° Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, onde especialistas e professores de Engenharia de Transportes, além de gestores privados e públicos, vão discutir soluções para a mobilidade da cidade.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE