Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: “Água paga em taxa mínima que não for usada será entregue no mês seguinte, sem cobrança”

Lei aprovada na Câmara vai à sanção do prefeito, para ser colocada em prática

Wanderley Peres

Na última sessão da Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 22, os vereadores aprovaram lei que institui o direito do consumidor à utilização da diferença entre a quantidade de água disponibilizada e não utilizada quando o consumo for inferior ao mínimo estipulado. Ou seja, a quantidade de água paga e não consumida na taxa mínima em um mês, será disponibilizada ao consumidor para utilização no mês subsequente, sem cobrança adicional.

Autor da lei, o vereador Dr. Amorim lembrou que o Poder Judiciário tem se posicionado pela legalidade da cobrança do custo de disponibilidade, daí, torna-se essencial assegurar que os consumidores possam usufruir da água pelo qual já efetuaram o pagamento, independentemente de terem atingido o consumo mínimo. “A medida busca promover uma abordagem justa e equitativa na cobrança dos serviços de água, evitando que os consumidores sejam penalizados financeiramente por não alcançarem o consumo mínimo”, justificou a comissão de Redação Final da Câmara, destacando que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que, em virtude do interesse local relacionado ao controle do consumo de água, cabe aos municípios legislar sobre a matéria pertinente, portanto a proposta se enquadra no âmbito interesse local, demandando a aplicação da competência legislativa municipal em favor do amplo interesse dos cidadãos.

“Sempre fui contrário a essa situação de taxa mínima, seja de energia ou água, seja do que for, porque não é justo que alguém pague pelo que não utilize. A água se tornou cara e vai encarecer ainda mais. E a população vem sendo obrigada a pagar pelo que não usa, e isso precisa ser corrigido. Porque tem que pagar pelo que não consome? A empresa não tem gasto nenhum, não te fornece nada, porque receber pelo que não entregou? Que o que não seja gasto num mês, da taxa mínima, seja revertido no mês seguinte. Isso é razoável. Porque a empresa continua cobrando a taxa mínima, mas te entregaria o restante da água já paga no mês seguinte. Isso é legislação municipal, e precisa ser implantado em nossa cidade, para a amenizar o sofrimento do povo”, disse o vereador autor da lei, Dr. Raimundo Amorim.

OUTROS PROJETOS

Aprovados, também, por unanimidade a o PL de Emenda à Lei Orgânica, que trata da transição de governo na Prefeitura; o PL 66, de autoria da vereadora Márcia Valentin, que determina a manutenção de rede de manilhas, de forma periódica; e o Projeto de Lei que institui o programa banca de esporte, proposto pelo vereador Luciano Santos.

Edição 30/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Defesa Civil alerta para mudanças climáticas na Região Serrana

30º BPM garante reforço na segurança de Teresópolis após megaoperação no Rio

Corpo de Bombeiros com novo comando em Teresópolis

Câmara: servidores e vereadores participam de oficina sobre responsabilidade socioambiental

RioCard Sênior: modelos antigos dos cartões deixam de funcionar em breve

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE