O 30º Batalhão de Polícia Militar encaminhou para autuação em flagrante e prisão na 110ª Delegacia de Polícia, somente no fim de semana, mais quatro pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas em Teresópolis. Também houve um caso onde um adolescente de 17 anos foi detido pela prática. Foram apreendidas cargas de maconha, cocaína, crack e ecstasy em quatro localidades do município, onde populares contribuíram com as operações da PM fazendo denúncias anônimas aos telefones 190 e 2742-7755.
Na madrugada de domingo, por volta das 2h, PATAMO e P2 foram deslocadas para a Rua José Bandeira Viana, no Rosário, onde, segundo informantes, havia um bando realizando a venda de drogas. Os militares passaram um período em observação antes de realizar o flagrante. Acabaram presos dois jovens, de 22 e 21 anos de idade. Com eles foram encontradas seis pedras de crack, um tablete de Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, três pinos de cocaína e R$ 222, dinheiro que teria sido obtido com o tráfico. O celular de um deles foi apreendido com o objetivo de se buscar mais informações sobre o movimento de venda de drogas na região.
Não muito longe desse local, na Servidão Leão XIII, a PM localizou enterrada uma “carga” com 54 pinos de cocaína, 31 embalagens de maconha, 67 papelotes de crack e R$ 145 espécie. Nessa operação, foi utilizado um cão farejador da Guarda Civil Municipal. No sábado, um adolescente foi flagrado vendendo cocaína na Rua Fileuterpe, em São Pedro, sendo levado a 110 DP e posteriormente encaminhado para a Vara da Infância e Juventude.
Ainda na região de São Pedro, no sábado foi preso no Morro do Tiro um homem acusado de realizar a venda de drogas na Rua Eduardo Pereira Nascimento. Equipe do 30º BPM apreendeu 158 pedras de crack e seis pequenos tabletes de maconha. Ele teria recebido a “carga” de material entorpecente na véspera, de traficante do Rio de Janeiro.
Tráfico na Várzea
Na Rua José Mendonça Clark, na Várzea, guarnição do setor de Patrulhamento Tático e Móvel prendeu um jovem de 22 anos que foi denunciado por envolvimento com o tráfico. Com ele havia 66 comprimidos de ecstasy, cerca de 400 gramas de maconha, filtros para a utilização de erva seca, duas balanças de precisão e outros materiais relacionados ao comércio de drogas. Apesar do flagrante na via pública acessada pela Delfim Moreira, o rapaz é morador da Rua Rondônia, no Barroso.
Brigas, mortes e roubos
Tráfico e apreensão de drogas são ocorrências frequentes em Teresópolis, crimes que têm tido relação com outros delitos mais graves – como roubos e assassinatos. De acordo com as forças de segurança do município, a grande maioria dos casos de homicídio tem ligação com a disputa por pontos de venda de entorpecentes ou dívidas relacionadas ao comércio ilícito. As localidades que têm registrado maior número de registro são Perpétuo, Rosário e Pimentel, em São Pedro, Fonte Santa, Vale da Revolta e Quinta-Lebrão, às margens da BR-116, além de Paineiras, na região da Barra do Imbuí. No interior, Vargem Grande, Bonsucesso e Vieira têm sido as localidades com maior incidência de flagrantes de tráfico e mortes relacionadas a esse delito.