Com 31 anos de história, o Iron Biker é conhecido como maior evento de ciclismo da América Latina. Realizada em Mariana, Minas Gerais, a prova de mountain bike estilo maratona, que teve início em 1993, registrou a presença de 1.500 ciclistas em 2024 – estando entre eles aproximadamente 30 atletas de Teresópolis. Para falar sobre um evento que atrai gente do Brasil inteiro e até do exterior, o Mochileiro Podcast da semana, apresentado na Diário TV por Marcello Medeiros, convidou um dos ciclistas locais que participou da disputada competição no início de setembro, Aílson Marques.
No seu terceiro Iron Biker, o atleta falou sobre a desafiadora prova e o motivo de tanta gente treinar o ano inteiro para participar do evento – que em anos anteriores ultrapassou dois mil inscritos. “Essa é a prova, é a mais difícil, mais bonita, mais desafiadora. Quem compete em provas de MTB, tem que ter o Iron Biker no currículo”, pontuou Aílson, que junto com quatro amigos encarou os quase 400 quilômetros de estrada. Além deles, grupos locais como o “Bike Night” e a “Turma do Pedal” mais uma vez marcaram presença.
A prova é divida em dois duríssimos dias. A previsão inicial era que seriam 90 no primeiro e 85 no segundo, mas devido às queimadas e estiagem, os trajetos foram reduzidos para 75 e 70, mas ainda assim com altimetria acima dos dois mil metros acumulados em cada etapa. “Tem estradão, single track, rio para atravessar, escadaria para subir… São muitos desafios e altimetria para vencer, situações que motivam treino e dedicação para participar dessa prova”, relatou Aílson, que falou sobre cada etapa, sobre como se preparar física e psicologicamente para não “quebrar” logo primeiro dia e outras dicas para quem pretende participar da edição 2025 do Iron Biker. Aliás, as inscrições já estão abertas e vários atletas de Teresópolis já confirmaram presença – daí para se ter uma ideia da importância dessa prova.
Onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.