Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unifeso inicia a primeira turma de graduação em Terapia Ocupacional

Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial

Neste segundo semestre de 2024, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) iniciou uma nova graduação em Terapia Ocupacional (TO). Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial, nos campus Sede e Quinta do Paraíso. Com uma turma inaugural formada por 39 estudantes, o curso busca formar terapeutas ocupacionais que são peças fundamentais no processo de reabilitação cognitivo/motora de pacientes. “A Terapia Ocupacional é a profissão que busca entender as relações que o ser humano ativo estabelece em sua condição de vida e saúde, através de uma abordagem direcionada ao desempenho ocupacional dentro de diferentes contextos”, explica a professora e coordenadora do curso, Danielle Aprígio.
Dentre os campos de atuação desse profissional, tem-se: hospitais, clínicas, centros de reabilitação, centros de atenção psicossocial, escolas e creches, empresas e muitos outros. Após o período de graduação, o profissional já formado também pode se especializar em diferentes modalidades como Terapia Ocupacional em: Acupuntura, Contextos Hospitalares e Sociais, Gerontologia, Saúde da Família, Saúde Mental, Contexto Escolar e etc.

A Terapia Ocupacional na prática
Desde os sete meses de vida, Cristian Lima é acompanhado por uma terapeuta ocupacional que o ajudou a desenvolver a capacidade de manusear objetos e a realizar diversas tarefas com as mãos. Portador da Síndrome de Beals, rara doença que causa a contrações pelo corpo, Cristian usou durante toda a infância órteses para ajudar a recuperar essas habilidades.
Hoje, aos 11 anos de idade, ele leva uma vida normal como qualquer outra criança de sua faixa etária. Recentemente, ele que adora desenhar e foi o ganhador de um concurso de desenhos na escola onde estuda. Para a família e profissionais que o acompanham a Terapia Ocupacional ajudou a transformar a sua vida. “Uma das coisas mais importantes para nossa profissão é conseguir dar autonomia ao paciente. E o melhor de tudo é ver o Cristian independente, desenhando e pintando como qualquer criança da sala dele”, disse a terapeuta que o acompanha, Drª Maria da Conceição Soares.
Para marcar o Dia da Terapia Ocupacional, em 13 de outubro, o Unifeso realizará na segunda-feira, dia 14 do mesmo mês, um evento voltado para o curso de TO. A partir das 19h, no campus Quinta do Paraíso, haverá um Webinar com participação da professora e terapeuta ocupacional Drª Thais Gonçalo.

Edição 05/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis terá tarifa zero e operação total dos ônibus no dia das eleições

Teresópolis, um celeiro de sabores e aromas

Mochileiro Podcast destaca as expedições em alta montanha

Mês das crianças com promoção no parque de diversões do Le Canton

Teresópolis: Debate mexeu com a intenção de votos, apontam pesquisas registradas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE