Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unifeso inicia a primeira turma de graduação em Terapia Ocupacional

Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial

Neste segundo semestre de 2024, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) iniciou uma nova graduação em Terapia Ocupacional (TO). Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial, nos campus Sede e Quinta do Paraíso. Com uma turma inaugural formada por 39 estudantes, o curso busca formar terapeutas ocupacionais que são peças fundamentais no processo de reabilitação cognitivo/motora de pacientes. “A Terapia Ocupacional é a profissão que busca entender as relações que o ser humano ativo estabelece em sua condição de vida e saúde, através de uma abordagem direcionada ao desempenho ocupacional dentro de diferentes contextos”, explica a professora e coordenadora do curso, Danielle Aprígio.
Dentre os campos de atuação desse profissional, tem-se: hospitais, clínicas, centros de reabilitação, centros de atenção psicossocial, escolas e creches, empresas e muitos outros. Após o período de graduação, o profissional já formado também pode se especializar em diferentes modalidades como Terapia Ocupacional em: Acupuntura, Contextos Hospitalares e Sociais, Gerontologia, Saúde da Família, Saúde Mental, Contexto Escolar e etc.

A Terapia Ocupacional na prática
Desde os sete meses de vida, Cristian Lima é acompanhado por uma terapeuta ocupacional que o ajudou a desenvolver a capacidade de manusear objetos e a realizar diversas tarefas com as mãos. Portador da Síndrome de Beals, rara doença que causa a contrações pelo corpo, Cristian usou durante toda a infância órteses para ajudar a recuperar essas habilidades.
Hoje, aos 11 anos de idade, ele leva uma vida normal como qualquer outra criança de sua faixa etária. Recentemente, ele que adora desenhar e foi o ganhador de um concurso de desenhos na escola onde estuda. Para a família e profissionais que o acompanham a Terapia Ocupacional ajudou a transformar a sua vida. “Uma das coisas mais importantes para nossa profissão é conseguir dar autonomia ao paciente. E o melhor de tudo é ver o Cristian independente, desenhando e pintando como qualquer criança da sala dele”, disse a terapeuta que o acompanha, Drª Maria da Conceição Soares.
Para marcar o Dia da Terapia Ocupacional, em 13 de outubro, o Unifeso realizará na segunda-feira, dia 14 do mesmo mês, um evento voltado para o curso de TO. A partir das 19h, no campus Quinta do Paraíso, haverá um Webinar com participação da professora e terapeuta ocupacional Drª Thais Gonçalo.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE