Marcello Medeiros
Uma das instituições mais antigas e importantes no município, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais teve seu trabalho prejudicado pela ação de um ladrão. Na chuvosa madrugada do último domingo (20), ele invadiu a sede da APAE, na Rua Dona Mariana, Bom Retiro, e retirou diversos objetos e dinheiro que seria utilizado para a manutenção do espaço. Confiante, depois de pular o muro e arrombar uma janela e o portão, ele entrou e saiu várias vezes entre 0h37 e 6h. “Um funcionário que trabalha no fim de semana chegou por volta das 9h e encontrou o portão arrombado, já dando falta de uma televisão de 50 polegadas que ficavam no pátio. Depois eu cheguei e rodei para verificar se havia desaparecido mais alguma coisa, constatando o furto de uma televisão de 32 polegadas e um mini system da sala dos autistas. Na sala da direção, furtou moedas e mais dinheiro que era obtido com o bazar e cantina, aproximadamente R$ 400”, relata o Administrador Geral Elton Cardoso.
Em funcionamento desde 1972, a APAE Teresópolis já atendeu a centenas de pessoas, de todas as idades. A instituição oferece acolhimento em casos de síndrome de down, microcefalia, má formação congênita, autismo, pacientes de paralisia cerebral, entre outros. “Temos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, entre outros. Atendemos crianças de seis meses a 18 anos na escola público que entrou pequeno e ficou até mais de 60 anos”, explica a Diretora Administrativa Cláudia Modesto. E esse grande público é o principal prejudicado com a ação criminosa no fim de semana. “Usaríamos esse dinheiro para manutenção da instituição e também estávamos juntando para a festa de Natal, para comprar coisas para a festa das nossas crianças e adolescentes. As televisões e o aparelho de som eram usadas nas atividades em sala, atividades de música, parece não ser muita coisa mas era tudo muito significativo para um bom atendimento”, enfatiza Elton.
E o prejuízo só não foi maior porque o criminoso não conseguiu retirar o aparelho de som do veículo da instituição, além do clarear do dia ser um intimidador para o homem que vive à margem da sociedade e causou um significativo prejuízo para um público que depende de instituições como a APAE para realizar tratamentos fundamentais para sua qualidade de vida. Quem quiser e puder contribuir com a reposição dos equipamentos furtados pode entrar em contato com a Associação através da rede social Instagram, no @apaeteresopolis ou através do telefone 2742-4065. O PIX é o telefone 21 995565708.
Denuncie o meliante
Pela quantidade de produtos retirados e o “vai e volta” realizado pelo ladrão, tudo indica que ele mora nas proximidades da Apae. Na imagem do circuito de segurança, ele aparece saindo sentido Tenente Luiz Meirelles, portando podendo ter seguido para Bom Retiro, Pimentel (e outros locais de São Pedro), Jardim Meudon ou Meudon, por exemplo. O vídeo, na íntegra, mostrando o rosto do meliante, foi encaminhado para a polícia. Informações que possam levar à sua identificação, prisão e recuperação dos produtos furtados podem ser passadas anonimamente para 190 e 2742-7755. O segundo número também funciona como WhatApp. (Colaborou Vinicius Barros).