Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Livro “Dermatologia para pele negra” é lançado em evento no Unifeso

Publicação é de autoria da Dra. Katleen da Cruz Conceição, formada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos

Com o auditório lotado no campus sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), alunos participaram de uma palestra com a dermatologista Dra. Katleen da Cruz Conceição, formada pela instituição e uma referência brasileira nos cuidados com a pele negra. O evento, que ocorreu na última quarta-feira (06), marcou o lançamento do novo trabalho dela, o livro “Dermatologia para pele negra”. O evento foi organizado pelo curso de Medicina em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra (LASPNegra) e a Liga de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Criado há pouco mais de um ano, o grupo estudantil promove atividades que contribuam com um olhar especial à população negra. “Procuramos promover e potencializar dentro da instituição o debate destas questões e trazer a Dra. Katleen aqui, no Unifeso, é um sonho realizado por todos nós”, comentou o atual presidente da LASPNegra e aluno do quarto período de Medicina, Júlio Machado.
Formada em 1997, ela retorna à universidade pela primeira vez para compartilhar com os novos alunos todo o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo da carreira como dermatologista. Ao tratar da pele negra, a Dra. Katleen da Cruz Conceição foi firme ao dizer que o racismo estrutural no Brasil é um dos fatores determinantes para a forma como a população negra é observada e cuidada em suas particularidades. “O que eu observei no cuidado da pele negra é que os médicos, de modo geral, cuidavam, mas não tinham aquele olhar tão peculiar ao ser humano sendo atendido. Dessa forma, o livro que lançamos vem auxiliar nesse olhar mais criterioso com a pele negra. E isso fará também com que outras especialidades olhem para a pele negra para também estudar as diferenças que temos tanto de pele quanto de outras funções”, explicou ela.

O evento foi organizado pelo curso de Medicina em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra (LASPNegra) e a Liga de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Foto: Divulgação Unifeso

Lançamento do livro
Após o término da palestra, alunos e professores de Medicina também estiveram presentes no lançamento e autógrafo do livro “Dermatologia para pele negra”, na Biblioteca Central do Unifeso. Escrita em colaboração com outros colegas da área médica, a obra aborda as condições que afetam a pele negra e oferece normas para os cuidados e tratamentos que afetam essa parcela da população. “Buscamos contribuir com esse avanço, e espero que, em breve, tenhamos outros livros abordando esta temática”, comentou a Dra. Katleen da Cruz Conceição.


Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE