Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professora da rede municipal lança livro sobre educação especial

Leve e divertido, “O Mundo de João” traz uma história com muito amor, dedicação e superação

Lara Benevenuti *

Em páginas coloridas e dedicadas com palavras que mostram traços da personalidade do pequeno João, a professora Victória Nunes Hiath  construiu em um livro que demonstra os aprendizados que obteve no tempo em que passou na sala de aula com ele. A obra narra a sua história, um menino cheio de desafios e conquistas, e como a dedicação e o afeto na educação podem transformar vidas. João é um aluno com Síndrome de Down, acompanhada de atraso no desenvolvimento e uma condição cardíaca. “João chegou à minha vida como um presente. Desde o primeiro olhar, ele carregava um brilho especial, uma sensibilidade que mostrava o quão único ele seria. Hoje, ao vê-lo crescer, ele me lembra diariamente de como o amor se revela nos menores gestos e na paciência que ele inspira”, conta a professora, que trabalha há três anos na Escola Municipal Hermínia Josetti, na Tijuca.

Em 2023, Victória teve sua primeira experiência com educação especial ao receber João em sua sala de aula. Ela conta que João trouxe uma série de aprendizados não apenas para ela, mas para toda a comunidade escolar. A professora conta que teve diversos desafios no início para aprender como tratar o João e fazer com que q sala de aula fosse apropriada para ele, mas que, com o tempo, tudo foi ficando mais leve até que o João também se adaptasse e ficasse mais próximo da professora e dos colegas de classe.

A inspiração para o livro veio de um texto feito por Victória. Ela conta que após mostrar o que escreveu para a mãe de João e para alguns colegas, ela se deu conta dos momentos vividos em sala de aula com ele, e do quão bonitas eram os sentimentos colocados naquele texto, após respostas positivas dos leitores que ela escolheu mostrar, Victória resolveu destrinchar o texto em um livro visual e ilustrado. “O livro é bastante visual, é uma história contada com a cara do João, com o jeito do João, com o que ele fazia”.

Poesia e amor
O exemplar foi feito com intuito de ser de fácil acesso, e para ser consumido por qualquer tipo de público, com textos curtos, mas muito poéticos. Victória relembra o quanto João gosta de ver a própria imagem no livro e o quanto isso somou no processo dele. A experiência foi além dos dois e também envolveu toda a escola. “Eu imagino que, tanto pra mim, quanto para as minhas colegas de profissão, e também para as crianças da minha turma de modo geral e que conheceram o João, vão ter isso na memória para sempre”, fala Victória, emocionada.

“O João me ensinou a olhar pra vida. Tentar perceber todas as sensações”, fala a professora Victória Hiath.

Superando desafios
O livro é uma celebração da trajetória de João e de como a inclusão transformou a vida dele e da professora. “Quando João chegou à minha sala, prometi a mim mesma que ele não seria deixado de lado. Nós o acolheríamos como equipe e transformaríamos sua história em uma de inclusão. Foi um processo desafiador, mas conseguimos, e isso provou que a educação feita com amor e sensibilidade pode mudar vidas”, reflete Victória.

A obra também destaca os desafios enfrentados por João, como os inúmeros procedimentos médicos que marcaram sua infância. Apesar das dificuldades, o menino impressiona a todos com sua resiliência e paixão pela vida, mostrando que cada vitória, por menor que seja, merece ser celebrada.

Professora moldada pela inclusão
Victória, fruto da educação pública, traz em sua prática pedagógica a sensibilidade adquirida ao longo de sua trajetória. Criada em escolas públicas, ela aprendeu a valorizar a diversidade e a enxergar a riqueza nas histórias de vida de cada aluno. “Para mim, a escola pública é muito mais do que um espaço de aprendizado acadêmico. É um lugar de troca, onde diferentes culturas, histórias e perspectivas se encontram e nos transformam. Meu trabalho com João é um exemplo de como o acolhimento e a empatia podem impactar vidas”, afirma.

Nessa experiência, apesar de ser a professora, Victória afirma que aprendeu muito com João também em todos os momentos compartilhados com ele. “O João me ensinou a olhar pra vida. Tentar perceber todas as sensações. Quando a gente tá falando de uma criança com necessidades especiais, elas são mais sensíveis e elas percebem as coisas com mais facilidade, então eu aprendi a tomar cuidado de muito mais coisas na minha vida e entrar em contato com o outro. O João me ensinou também sobre como ter amor às vezes é o suficiente”.

“O pequeno grande mundo de João é um mundo que vale a pena ser vivido!”, declara a autora Victória. Foto: Lara Benevenuti / O Diário

Um mundo melhor
Além de narrar a história de João, “O Mundo de João” é um convite para refletir sobre o papel da educação na construção de um mundo mais inclusivo e afetuoso. O livro está à venda em diversas plataformas online, sendo uma leitura indispensável para educadores, pais e todos aqueles que acreditam no poder transformador do afeto e da inclusão. Saiba mais no Instagram @a.profvictoria ou pelo site www.omundodejoao.com

  • Estagiária

Edição 18/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Principal acesso de Teresópolis também foi abandonado pela “gestão”

Homem é flagrado furtando carne em supermercado em Teresópolis

Embriagada, motorista dá soco em PM em Teresópolis

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será na próxima quinta-feira

Últimos dias para degustar os pratos especiais do Festival Quebra Nozes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE