Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aluna de Medicina do Unifeso compartilha experiência na saúde pública

Estudante do 11º período é uma das participantes de programa do governo federal

Como forma de promover a educação interprofissional de uma maneira colaborativa nas ações da gestão e assistência da Atenção Primária à Saúde, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incentiva alunos das áreas da saúde a atuarem no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Sendo uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o programa foi instituído em 2010 pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Esta parceria articula a integração entre instituições de Ensino Superior e municípios. Desta forma, o Unifeso atua junto à Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis (SMS) com estudantes de diversos campos desta área.
Atualmente cursando o 11º período do curso de Medicina, a aluna Ana Cassia Gonzalez é uma das estudantes que fazem parte da equipe do PET-Saúde, Gestão e Assistência do Unifeso. Ela conta que o interesse pelo programa surgiu ainda no começo da graduação, quando teve o primeiro contato com as disciplinas que tratam da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), além das atividades práticas, através das quais teve contato com a realidade da atenção primária. “Além disso, interações com colegas, professores e preceptores envolvidos no programa e a vontade de aprofundar conhecimentos em saúde coletiva também foram motivadores”.
Na primeira oportunidade no programa, Ana Cassia atuou entre 2022 e 2023 na Vigilância Epidemiológica de Teresópolis, na SMS, promovendo ações como diagnóstico situacional, educação em saúde. O trabalho resultou em publicações e apresentações acadêmicas descrevendo o aprendizado e impacto na sociedade atendida.
Agora na 11ª edição do PET-Saúde, entre 2024 e 2026, a estudante do Unifeso focará em plataformas também de diagnóstico para identificar pontos fortes e vulnerabilidades relacionadas à equidade na rede de Saúde Pública do município.

Compartilhando experiências
Além de se desenvolver profissionalmente através do PET-Saúde, Ana Cassia também organizou o aprendizado em forma de publicações e apresentações na universidade. Durante a realização do IX Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso), a equipe promoveu a atividade chamada de “Voz na Inclusão”, com a utilização de tablets com áudios de casos práticos para estimular reflexões sobre preconceito e barreiras no acesso à saúde.
“Participar do programa PET-Saúde foi uma experiência enriquecedora, pois proporcionou uma vivência prática nos cenários reais do SUS, integrando ensino, serviço e comunidade. A oportunidade de atuar diretamente em áreas como Vigilância Epidemiológica e Gestão em Saúde, permitiu não apenas entender melhor as dinâmicas do sistema de saúde, mas também aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos na formação médica”, contou ela.

Edição 18/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia apreende 12 quilos de drogas em Teresópolis

Crianças escolhem os nomes dos futuros condomínios da Fazenda Ermitage

Clube Comary vai fechar subsede em Rio das Ostras

Do Centro a Canoas em duas rodas, uma boa opção para curtir a natureza em Teresópolis

Estácio promove mais uma edição da maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE