Marcello Medeiros
Cercada por três unidades de conservação ambiental, destaque na gastronomia e visitação nas áreas rurais, sem esquecer o excelente atendimento ao público da terceira idade, Teresópolis tem um enorme potencial no setor de turismo. Mas, além de uma grande variedade de segmentos e produtos, é preciso fortalecer o trabalho daqueles que têm a responsabilidade de receber bem os visitantes e turistas, os Guias de Turismo. Tendo como objetivo melhorar a estrutura de trabalho desses profissionais, e consequentemente promover o crescimento desse setor, no próximo dia 23 ocorre a primeira reunião para tratar da fundação da Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT).
O encontro será realizado na sede administrativa da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Teresópolis, na Rua Heitor de Moura Estevão, 270, na Várzea. Com início às 14h, o “Café com os Guias” irá apresentar, discutir e aprovar a minuta do estatuto, do regulamento interno e da tabela de valores para serviços de guias de turismo da inovadora associação. A ação tem apoio da secretaria municipal de Turismo, que atualmente tem à frente Nina Benedito, que também é Guia de Turismo.
Capacitação na SMT
A Prefeitura de Teresópolis, através da secretaria municipal de Turismo, realizou nesta terça-feira (14), uma capacitação sobre turismo receptivo voltada para a equipe da pasta. O objetivo da ação é aprimorar e fortalecer os conceitos de hospitalidade no município e alinhar a comunicação com foco na promoção do destino Teresópolis. O evento contou com a participação de Arthur Esteves, guia de turismo e turismólogo, que destacou a importância do turismo receptivo para o desenvolvimento das localidades, ressaltando que este setor está em constante evolução e dinamismo. “É essencial que uma equipe esteja integrada e compartilhe uma mesma linguagem, para que todos os participantes do turismo receptivo tenham conhecimento sobre os serviços e as atrações turísticas disponíveis na cidade, proporcionando assim a melhor experiência possível para os visitantes”, pontuou.
A capacitação continuará com mais três palestras, seguidas de dois encontros práticos: um tour cultural pela Várzea e outro pelo Alto. Durante esses eventos, os servidores serão apresentados a todos os pontos turísticos desses bairros, que são fundamentais para o turismo receptivo. A secretária de Turismo, Nina Benedito, falou sobre a importância da capacitação dos profissionais do segmento. “O turismo é a mola propulsora para o desenvolvimento econômico de uma cidade. É fundamental que todos compartilhem o mesmo entendimento sobre o destino de Teresópolis. Um bom atendimento é fundamental para podermos aprimorar e oferecer a melhor experiência aos turistas. O acolhimento é a palavra-chave para o sucesso de um destino turístico. Nossa meta é valorizar o que Teresópolis tem a oferecer, além de atrair eventos e aquecer a atividade turística no município, gerando oportunidades de emprego e renda para a população”, frisou Nina.