Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar começa a utilizar drone em Teresópolis

Equipamento de alta qualidade permite reforçar a segurança em ações e eventos

Luiz Bandeira

Buscando maior eficiência nas operações de combate à criminalidade e garantindo ganhos estratégicos, além de mais segurança para a sociedade, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vem implementando novas tecnologias de monitoramento e apoio à tropa. Entre essas inovações, o uso de aeronaves remotamente pilotadas – os drones – é o mais novo recurso empregado em ações do setor de inteligência, no apoio visual ao avanço da tropa em operações de enfrentamento ao crime e na segurança de eventos com grande público.

O drone adquirido é de última geração, com recursos como imagens em Full HD, zoom óptico de 36 vezes e visão infravermelha. Foto: Divulgação 30º BPM

Um exemplo recente foi o monitoramento realizado durante os shows do último fim de semana, na Praça Olímpica. Toda a área que compreende a Praça Luís de Camões, Avenida Lúcio Meira, Parque Regadas, Calçada da Fama, Rua Monte Líbano, entre outros acessos, esteve sob vigilância das poderosas lentes do equipamento. O drone é capaz de capturar imagens em tempo real, com alta definição, mesmo em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação.

O Tenente-Coronel Ferreira, Comandante do 30º Batalhão, destacou a importância da novidade para a segurança da cidade: “Por meio de uma parceria com a associação comercial e empresários locais, recebemos a doação de um drone para o 30º Batalhão. Após passar pelo processo de regularização patrimonial, ele foi incorporado ao acervo da Polícia Militar. Com isso, criamos a Subseção de Aeronaves Remotamente Pilotadas, que integra o núcleo da PMERJ de drones, vinculado ao Grupamento Aero-Móvel (GAM).”

“O equipamento será utilizado em eventos de grande público, operações policiais e também em patrulhamentos rotineiros que demandem uma visão estratégica, ou seja, o 30º batalhão está de olho”, Tenente Coronel Ferreira, Comandante do 30º Batalhão. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

O Comandante explicou ainda as funções da nova Subseção: “Nossa Subseção tem como missão ampliar a capilaridade das operações com drones, auxiliando não apenas o GAM, mas também outras unidades da corporação. Isso aumenta significativamente o poder de ação da Polícia Militar, tanto no patrulhamento aéreo quanto no planejamento de rotas. Também colaboramos com outros órgãos, como na fiscalização ambiental e no apoio ao Corpo de Bombeiros em buscas por pessoas desaparecidas”.

O equipamento
O drone adquirido é de última geração, com recursos como imagens em Full HD, zoom óptico de 36 vezes e visão infravermelha. Segundo o Tenente-Coronel Ferreira: “Este equipamento nos permite traçar roteiros e planejar operações estratégicas com maior precisão, além de reforçar o patrulhamento aéreo. Ele será utilizado em eventos de grande público, operações policiais e também em patrulhamentos rotineiros que demandem uma visão estratégica. O 30º Batalhão está atento e preparado”.

Mais equipamentos
Além dessa inovação, Teresópolis recebeu, no final de 2023, o 2º Destacamento de Polícia Montada, sediado no 7º Comando de Policiamento de Área, no Parque Ermitage. Recentemente, novas viaturas e motocicletas também foram incorporadas à frota do batalhão, reforçando o patrulhamento na região. Com a criação da Subseção de Aeronaves Remotamente Pilotadas, o 30º Batalhão dá mais um passo significativo no avanço tecnológico para a segurança pública de Teresópolis.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE