Na tarde da última segunda-feira (03), moradores do Green Valley, às margens da rodovia Teresópolis-Friburgo (RJ-130), foram surpreendidos com a contaminação do pequeno curso d´água que atravessa a localidade, cruzando vias públicas e algumas propriedades e formando inclusive um lago dentro de um condomínio, que ficou tomado pelo produto de cor laranja. Foi identificado um material oleoso, aparentemente tinta ou combustível, despejado em grande quantidade e podendo causar grave prejuízo ambiental.
Foram acionadas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que confirmaram a contaminação do córrego e iniciaram investigação para tentar identificar a autoria do crime ambiental. Estabelecimentos da região que podem ter despejado o produto foram vistoriados, não tendo sido identificada nenhuma irregularidade até o momento. Tentamos um posicionamento do Instituto Estadual do Ambiente sobre a análise do material coletado e detalhes da ação, não recebendo nenhuma resposta até o fechamento desta edição. Informações que possam contribuir com a apuração podem ser passadas para o telefone da Secretaria de Meio Ambiente, o (21) 2742-3352 – Ramal 415 ou para o e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br
Quase 300 crimes ambientais em 2024
Dados do “Linha Verde”, um dos braços do programa “Disque Denúncia”, indicam que houve um aumento de 46% no número de denúncias de crimes ambientais em Teresópolis em 2024, em comparação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro, foram feitas 286 comunicações de delitos ambientais no município, enquanto que em 2023 foram 195 registros feitos através dos canais de denúncia. Também segundo o balanço, divulgado no início da semana, desmatamento e extração de árvores lideram a estatística de crimes ambientais, com 139 comunicações no ano de 2024. Em seguida estão maus tratos a animais (59 casos), guarda ou comércio de animais silvestres (27), construção irregular (31) e poluição do ar (21).
O mês em que mais teresopolitanos pediram ajuda para a averiguação desse tipo de crime foi agosto, com 40 notificações. O balanço indica ainda os bairros onde mais casos de crimes ambientais foram registrados em Teresópolis. E, assim, como ocorreu em 2023, no ano passado Albuquerque continuou sendo o com mais agressões à fauna e flora, com 35 denúncias – mais do que o dobro do período anterior. Em seguida estão Meudon (26), São Pedro (18), Várzea (15), Bonsucesso (14) e Pessegueiros (14).
Faça sua parte, denuncie
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).