Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Procon-RJ e SedCon fiscalizam terminais rodoviários

Agentes encontraram irregularidades nos locais e também em coletivos

Em duas semanas, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) realizaram cinco fiscalizações em terminais de ônibus na cidade de Rio de Janeiro e em outros municípios vizinhos. Durante as operações foram verificados mais de 250 coletivos. As principais irregularidades encontradas foram a falta de climatização adequada, bancos quebrados, assoalho em péssimas condições, fios expostos, extintor despressurizado, entre outras. Ao todo, 21 empresas serão notificadas para prestar esclarecimentos e têm um prazo 15 dias para apresentar defesa, sob pena de multa que pode chegar a mais de R$ 13 milhões.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclarece que os canais de atendimento ao consumidor da Secretaria e da Autarquia vêm recebendo diversas reclamações das péssimas condições dos coletivos e pela falta de ar-condicionado. A imprensa também vem colaborando para que as autoridades competentes tenham conhecimento das falhas existentes no transporte. “O monitoramento das reclamações é diário e estamos, junto com a nossa inteligência, programando ações de fiscalização em diversos terminais rodoviários da capital e em outros municípios. Não vamos mais admitir que o consumidor seja desrespeitado. Nossos agentes estão orientando, autuando e até mesmo lacrando os coletivos que estão com problemas no estado de conservação, que não cumprem as normas de temperatura e condições básicas nas relações de consumo entre as empresas e os passageiros”, afirma o Secretário.

Denuncie, reclame
A Secretaria e a Autarquia também estão realizando pesquisa junto aos consumidores durante as fiscalizações para apurar as principais queixas sobre os coletivos que circulam na capital fluminense. Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com os canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.

Fala Consumidor (SEDCON):
(21) 99336-4848
0800-2020143
atendimento@sedcon.rj.gov.br

PROCON-RJ 151
WhatsApp Denúncias:
(21) 97915-4700
(21) 98104-5445

Tags

Compartilhe:

Edição 01/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Festival Di Teresa” começa nesta quinta-feira em Teresópolis

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Dia do Trabalhador terá tarifa zero nos ônibus municipais em Teresópolis

Feirinha do Alto com horário especial no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Reformada e ampliada, Escola Municipal Governador Portella é entregue à população

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE