Em duas semanas, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) realizaram cinco fiscalizações em terminais de ônibus na cidade de Rio de Janeiro e em outros municípios vizinhos. Durante as operações foram verificados mais de 250 coletivos. As principais irregularidades encontradas foram a falta de climatização adequada, bancos quebrados, assoalho em péssimas condições, fios expostos, extintor despressurizado, entre outras. Ao todo, 21 empresas serão notificadas para prestar esclarecimentos e têm um prazo 15 dias para apresentar defesa, sob pena de multa que pode chegar a mais de R$ 13 milhões.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclarece que os canais de atendimento ao consumidor da Secretaria e da Autarquia vêm recebendo diversas reclamações das péssimas condições dos coletivos e pela falta de ar-condicionado. A imprensa também vem colaborando para que as autoridades competentes tenham conhecimento das falhas existentes no transporte. “O monitoramento das reclamações é diário e estamos, junto com a nossa inteligência, programando ações de fiscalização em diversos terminais rodoviários da capital e em outros municípios. Não vamos mais admitir que o consumidor seja desrespeitado. Nossos agentes estão orientando, autuando e até mesmo lacrando os coletivos que estão com problemas no estado de conservação, que não cumprem as normas de temperatura e condições básicas nas relações de consumo entre as empresas e os passageiros”, afirma o Secretário.
Denuncie, reclame
A Secretaria e a Autarquia também estão realizando pesquisa junto aos consumidores durante as fiscalizações para apurar as principais queixas sobre os coletivos que circulam na capital fluminense. Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com os canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
Fala Consumidor (SEDCON):
(21) 99336-4848
0800-2020143
atendimento@sedcon.rj.gov.br
PROCON-RJ 151
WhatsApp Denúncias:
(21) 97915-4700
(21) 98104-5445