Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seis cachorros são abandonados no bairro de Quarenta Casas em Teresópolis

COPBEA realiza operação para resgatar animais e identificar autor do crime

A semana começou com mais um resgate de animais abandonados em Teresópolis. Dessa vez, agentes da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal) foram deslocados para apurar denúncias de seis cães deixados em via pública no Bairro de Quarenta Casas, todos de pelagem branca e aparentando ser da mesma ninhada. A equipe identificou e localizou os cachorros, realizando técnica de aproximação e abordagem previstas, mas, acuados, os animais correram para área de mata vizinha à rua. Até o fechamento desta edição, três deles tinham sido resgatados e encaminhados para tratamento veterinário antes de serem levados para o Centro de Triagem Animal. Uma forte pancada de chuva atrapalhou a continuidade da operação, mas a COPBEA informou ao Diário que retornaria a Quarenta Casas para concluir a operação. Paralelo ao resgate, será apurado o responsável pelo abandono. Imagens de câmeras de segurança de residências próximas podem ajudar na identificação.

Abandonar animais em via pública é considerado crime. A sanção para maus-tratos a animais no Brasil é pena de detenção e multa, de acordo com a Lei nº 9.605/1998. As penas previstas são as seguintes: Maus-tratos sem agravantes – detenção de 2 meses a 1 ano ou multa; Lesão corporal grave – reclusão de 1 a 4 anos; Morte – reclusão de 4 a 12 anos. “Maus tratos é crime, a pessoa tem que se conscientizar. Querem ter cachorro, gato, qualquer tipo de animal, tem que tratar da forma adequada. Se não tratar, a polícia vai ter que atuar, fazer cumprir a lei”, destaca o Delegado Guilherme Ferrite, Adjunto da 110ª DP que tem participado de várias ações em parceria com a COPBEA.

A equipe identificou e localizou os cachorros, realizando técnica de aproximação e abordagem previstas, mas, acuados, os animais correram para área de mata vizinha à rua. Três já foram localizados e resgatados. Foto: Divulgação COPBEA

Denúncias de maus-tratos e de abandono de animais podem ser feitas para a COPBEA através da Ouvidoria Geral do Município, por meio do aplicativo eOuve ou pelo WhatsApp (21) 98596-7091. “É fundamental que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possíveis. A Polícia Civil tem sido uma parceira importante nesse processo, unindo forças com a gente. Mais uma vez, peço à população que utilize o eOuve ou nosso canal de WhatsApp para fazer denúncias. Estamos sempre disponíveis e, com a nova gestão, tenho certeza de que a situação da causa animal em Teresópolis irá melhorar consideravelmente”, destaca Josiane Domingos, Coordenadora da COPBEA.

Edição 22/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia procura motoqueiro que invadiu calçada e quase atropelou crianças

Festival de Verão em Teresópolis reúne frescor e sabor em pratos especiais

Seis cachorros são abandonados no bairro de Quarenta Casas em Teresópolis

Lula anuncia parcela do Pé-de-Meia e ampliação do Farmácia Popular

Famílias se divertem com as atividades gratuitas no “Domingo no Parque”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE