Maria Eduarda Maia
A cidade de Teresópolis é reconhecida por possuir uma gastronomia de qualidade e excelência, que recebe destaque em vários festivais durante o ano. Responsável por realizar eventos que valorizam a cultura e movimentam o turismo local, o Polo Gastronômico de Teresópolis promove a integração entre restaurantes, fortalecendo a aliança entre os estabelecimentos. Para este início de ano, a associação está realizando a terceira edição do “Festival de Verão”, que começou no dia 7 de fevereiro e se encerra no dia 7 do mês seguinte. A ação tem apoio da Diário TV. Além do objetivo de trazer movimento para o município durante essa estação, para este ano, a intenção do Polo é fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de experimentar os pratos selecionados para o festival com percentual de desconto, atraindo pessoas de todos os lugares e podendo ter a experiência de um menu completo em alguns restaurantes. “A ideia é que as pessoas possam experimentar pratos diferentes, com vários sabores e texturas, e conhecer o que a nossa gastronomia tem de melhor no verão”, destaca o vice-presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, Hugo Ramos, em entrevista à Diário TV, afirmando que “a inspiração é o frescor do verão e poder experimentar algo leve e saboroso nesse calor”. Muitos, para fugir do intenso calor do Rio de Janeiro, por exemplo, encontram na serra um refúgio para se refrescar, como ressaltou a diretora do Polo, Cláudia Claussen, podendo aproveitar também as delícias da gastronomia local.
Como participar
Para aqueles que desejam participar do evento, basta ir até o restaurante participante e escolher o prato que deseja. “O legal do festival é que não existe um horário fixo. Você pode chegar a qualquer hora e em qualquer restaurante que esteja participando, de acordo com os horários de funcionamento de cada um deles”, explica Cláudia. Neste ano, os restaurantes que fazem parte do festival são: Viva Itália, Donna Tê Terrazzo, O Café, Esquina 700, Vino! Wine Bar Teresópolis, Onafã – Comida Desterrada, Manjericão Casa de Pizza, Dom Quito Gourmet, Caldo de Piranha, Mad Garden e Mad Sushi Lounge & Bar.
“É importante ressaltar que você pode ou não participar do Festival, já que ele não está vinculado a todos os eventos. Se você tem o seu perfil mais direcionado a um tipo de festival, você pode escolher. O Polo é muito flexível”, afirma a diretora da associação. “Os pratos são preparados com carinho e atenção, focados para aquela determinada época do ano”, declara Cláudia Claussen, dizendo também que alguns deles, por terem sido sucesso nos festivais, permanecem nos cardápios de determinados restaurantes.
Polo Gastronômico
Criado em 2014, o Polo Gastronômico de Teresópolis é uma associação privada que reúne várias empresas do ramo gastronômico, sendo responsável por trazer ações e festivais para valorizar o município. “O Polo começou trazendo todo o conceito de união dos empresários para que o projeto funcionasse e atraísse clientes e turistas”, expõe Cláudia. “Para você que deseja saber o que Teresópolis tem de melhor, venha conhecer a nossa gastronomia e aproveitar. Teremos o prazer em receber vocês”, finaliza Hugo Ramos, convidando todos a participarem do Festival de Verão. Para ficar por dentro dos festivais gastronômicos da cidade, acesse o Instagram @pologastronomicoteresopolis