Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CPI da Alerj marca oitiva com a Naturgy

Comissão quer esclarecimentos sobre a renovação da concessão de gás

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniu nesta terça-feira (25) para as ações do colegiado neste ano. Durante o encontro realizado no Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento Fluminense, o presidente da comissão, deputado Alan Lopes (PL), anunciou que a primeira oitiva de 2025 será com representantes da Naturgy, marcada para o próximo dia 11/03. O objetivo é esclarecer o andamento do processo de renovação da concessão da empresa, que vence em 2027.

Para o presidente do colegiado é fundamental entender os impactos financeiros da concessão e garantir que os investimentos necessários sejam viáveis. “Vamos ouvir os representantes da concessionária para que expliquem em que estágio está a renovação. Queremos também entender qual será o investimento, se ele está excessivamente alto e se, após o pagamento da outorga, ainda haverá recursos disponíveis para os investimentos. Isso é fundamental para o povo do Rio, pois se trata de uma concessão para os próximos 20 anos. O esclarecimento é essencial”, pontuou Lopes.

O deputado Rodrigo Amorim (União), membro da Comissão, ressaltou que a renovação da concessão da Naturgy não pode ocorrer sem a participação do Legislativo. “Qualquer concessão ou ato do Poder Executivo que envolva a propriedade do Estado precisa ser autorizado pela Alerj. No entanto, como esta Casa pode discutir algo do qual não está participando? Nosso papel é fiscalizar e representar as diversas regiões do Estado, e, por isso, precisamos fazer parte dessa discussão”, afirmou.

Outras oitivas
Além da concessionária de gás, o colegiado anunciou também que serão realizadas oitivas com representantes do Instituto Rio Metrópole, da Secretaria de Estado do Ambiente e da Águas do Rio. O vice-presidente da Comissão, deputado Filippe Poubel (PL), destacou a importância do trabalho da CPI para obter esclarecimentos. “Quando falamos sobre concessões e a renovações de empresas que prestam serviço ao Estado, devemos estar atentos para entender como tudo será conduzido. Há outras concessões em pauta, como a Águas do Rio, e vemos que nem sempre as empresas cumprem as obrigações acordadas. Por isso, é essencial monitorar tanto as respostas do Executivo quanto o cumprimento dessas concessões. Além disso, há muitas outras questões pendentes que precisam ser trazidas a esta Comissão. Quero reforçar nosso compromisso para esclarecer todos esses pontos”, disse. Também estiveram presentes os deputados Marcelo Dino (União) e Thiago Rangel (PMB), que são membros da Comissão.

Compartilhe:

Edição 21/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE