Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil reforça parcerias e ações para agilizar atendimentos no final do período chuvoso

Município registrou 129 ocorrências este ano. Sistema de Alerta e Alarme e trabalhos nas comunidades são destaque

Maria Eduarda Maia

Além de dias ensolarados e quentes, o verão também é o período em que são registrados os maiores volumes de chuva, sendo uma estação que a Defesa Civil precisa ter sua atenção redobrada para as possíveis condições de vulnerabilidade que o município pode apresentar em decorrência das fortes pancadas de chuva. De acordo com o setor de monitoramento e comunicação da Defesa Civil, foram registradas 129 ocorrências neste ano em Teresópolis, desde o primeiro dia do ano até o dia 6 do mês de março, sendo 78 em janeiro, 50 em fevereiro e apenas uma neste mês. Entre as situações analisadas, no topo da lista estão as 59 ocorrências de árvores com risco de queda e os 21 problemas relacionados à alvenaria, que podem afetar algumas estruturas de imóveis. Diante disso, é de extrema importância que seja realizado todo um trabalho de acompanhamento pelos agentes da Defesa Civil para a prevenção dos riscos gerados por desastres. “Hoje, contamos com uma equipe de monitoramento diariamente 24 horas por dia, fazendo a previsão das mudanças climáticas. Dessa forma, conseguimos estar emitindo alertas preventivos para toda a comunidade”, declara a secretária da pasta em Teresópolis, Tenente Coronel Mariana Domingos, em entrevista à Diário TV.

Com o final da estação mais chuvosa se aproximando, é comum que ocorram chuvas intensas no período de transição para o outono. Entretanto, mesmo não estando previsto para ocorrerem fortes chuvas na maioria das áreas do Brasil neste ano, a secretária da Defesa Civil destaca que ainda há preocupações para o mês de março. “A preocupação sempre existe, ainda mais que março, historicamente, é um mês muito chuvoso e, consequentemente, com muitas ocorrências”, disse. A Tenente Coronel Mariana Domingos também ressaltou o papel a ser realizado pela Defesa Civil em caso de possíveis ocorrências: “Através do monitoramento, estamos a postos para estar passando para a comunidade os alertas e estar fazendo as previsões corretas para, assim, tomarmos todas as medidas preventivas”.

Defesa Civil tem feito parceria com os líderes comunitários da cidade, destacando a relevância do diálogo entre o poder público e as comunidades. Foto: Divulgação

Sistema de monitoramento e alerta
As sirenes espalhadas em locais estratégicos do município são ferramentas aliadas da Defesa Civil que são utilizadas para a diminuição no número de vítimas de desastres naturais, orientando moradores dessas localidades. “Hoje, Teresópolis possui 24 sirenes em funcionamento. Todo dia 10 de cada mês fazemos o teste da manutenção. Este teste é feito de forma remota, mas, este ano, estamos escolhendo uma localidade para estarmos presentes e realizarmos todo esse acompanhamento junto com a comunidade”, explicou a secretária.

Envolvimento das comunidades
Um dos pilares que é fundamental para que seja possível obter êxito nas ações planejadas pela Defesa Civil é a boa relação com as comunidades locais. Neste ano, foi realizado o primeiro “Café com a Defesa Civil”, que é uma parceria com os líderes comunitários da cidade, destacando a relevância do diálogo entre o poder público e as comunidades. “São encontros que fazemos cada mês em uma região, buscando saber as demandas daquela comunidade e o que a Defesa Civil pode estar fazendo para melhorar o atendimento daquela população. Para ter uma Defesa Civil forte, é necessário ter uma comunidade forte”, declarou a Tenente Coronel Mariana Domingos.

As sirenes espalhadas em locais estratégicos do município são ferramentas aliadas da Defesa Civil que são utilizadas para a diminuição no número de vítimas de desastres naturais. Foto: Divulgação

Emergência
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do número 0800 202 1066 ou via WhatsApp TIA (21) 2742-8264.

OCORRÊNCIAS VERÃO 2025

JANEIRO – 78 acionamentos
35 árvores com risco de queda
13 deslizamentos de terra
10 situações em residências
6 afundamentos de via pública
5 enxurradas de lama
3 quedas de árvore
3 quedas de poste
2 rompimentos de fiação elétrica
1 rachadura em ponte

FEVEREIRO – 50 acionamentos
24 árvores com risco de queda
10 situações em residências
9 deslizamentos de terra
6 afundamentos de via pública
1 queda de árvore

MARÇO – 1 acionamento
1 situação em residência

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE