Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Nacional divulga restrições de acesso à trilha da Pedra do Sino

Visitação seguirá reduzida até liberação da passagem, afetada por grande deslizamento de terra

Afetada por um grande deslizamento de terra no último dia 05, a trilha mais antiga e frequentada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está com restrição de acesso. Até que o caminho seja reaberto, está sendo utilizada uma rota alternativa que não aguenta grande carga de visitantes e, portanto, o número de pessoas permitido diariamente reduziu drasticamente em relação ao que é permitido tradicionalmente. “O limite diário de visitantes para atividades de um dia (bate e volta) no Complexo do Sino: Incluindo a Trilha do Sino, Travessia de um dia sentido Tere-Petro, Travessia da Neblina, Mirante do Inferno e demais percursos da região – máximo de 20 pessoas por dia. Travessia de um dia no sentido Petrópolis–Teresópolis (Petro-Tere): Liberada com limite de 10 pessoas por dia”, informa a direção do PARNASO, citando que as restrições são temporárias, até a reabertura da passagem principal.
Nesse período ocorrerá um desvio obrigatório. “Todas as pessoas deverão utilizar o desvio sinalizado emergencialmente pelo Caminho da Pedra da Cruz, retornando à trilha principal na ‘Cota 2000’. Essa trilha alternativa é frágil e não suporta grande fluxo de visitantes — por isso, é fundamental respeitar os limites estabelecidos”. O grande escorregamento de terra ocorreu entre o Abrigo 3 e a Cota 2000. A equipe do Parque está realizando vistorias e analisando alternativas para garantir a retomada das atividades com segurança, informando ainda que as atividades já agendadas serão mantidas.

A equipe do Parque está realizando vistorias e analisando alternativas para garantir a retomada das atividades com segurança, informando ainda que as atividades já agendadas serão mantidas. Foto: Divulgação ICMBio/Parnaso

Abertura da Temporada de Montanhismo
Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis é procurada anualmente por milhares de pessoas interessadas em percorrer trilhas e se aventurar em vias de escalada. O município é cercado por três unidades de conservação e a mais antiga delas, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, todos os anos realiza um evento para marcar o início da melhor época para se praticar esses esportes na nossa região. O que vai brindar a chegada da temporada de 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de maio na sede Teresópolis do PARNASO (Avenida Rotariana, Soberbo), com entrada franca e muitos atrativos não só para os montanhistas, mas o público em geral.
A programação da “ATM 2025” é a seguinte: – Desafio Corrida 360 – A adrenalina da tradicional corrida do PARNASO; – Palestras sobre montanhismo e sua história; – Ocupação simultânea dos cumes por montanhistas e escaladores; – Highline; – Trilhas guiadas com guias voluntários até os mirantes do Parque; – Interpretação Ambiental – Conecte-se ainda mais com a natureza; – Exposição de equipamentos de montanhismo; – Feira de artesanato temático e produtos para montanhistas; – Feira de alimentação – Delícias para recarregar as energias; – Exibição de filmes e vídeos sobre montanhismo; e apresentações musicais para embalar esse momento especial. “Além disso, vamos reforçar as boas práticas de visitação, com a divulgação do Guia do Visitante do ICMBio, promovendo um turismo sustentável e responsável. Chame os amigos e venha celebrar a temporada de montanhismo no PARNASO!”, convida a direção da unidade de conservação.

O grande escorregamento de terra ocorreu entre o Abrigo 3 e a Cota 2000. Foto: Divulgação ICMBio/Parnaso
Edição 19/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis Shopping terá ‘sala vip de cinema’ e novas lojas

Teresópolis: Feirinha do Alto com funcionamento especial no Feriadão de Páscoa

Parque Nacional divulga restrições de acesso à trilha da Pedra do Sino

Produtos artesanais de páscoa em Teresópolis

O que fazer em Teresópolis no Feriadão da Semana Santa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE