Após seis dias de buscas intensas, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da APA Macaé de Cima, e do Corpo de Bombeiros resgataram Adagmar Teodoro, uma mulher de 66 anos, perdida em uma mata fechada em Nova Friburgo desde o dia 19/4. Ela foi encontrada na sexta-feira (25), em uma distância de cerca de 10 km do início da trilha, com sinais de desidratação, baixo peso e ferimentos nos pés, mas estava consciente. Durante o tempo desaparecida, a idosa, que tem diagnóstico de Alzheimer, consumiu canas-de-açúcar e água coletada de folhas e galhos.
As equipes se reuniam diariamente pela manhã e iam até a mata, retornando no fim da tarde, antes de anoitecer. No último dia de busca, os agentes encontraram vestígios de roupas e objetos pessoais, como um guarda-chuva, e seguiram até a localização da idosa. Além dos guarda-parques da APA envolvidos na operação, o resgate contou com ampla colaboração da comunidade local, que forneceu alimentos e água aos profissionais e voluntários. Um cachorro de um morador também auxiliou na busca. “A mobilização de diferentes pessoas e a colaboração entre equipes técnicas e moradores foram fundamentais para o desfecho positivo da operação. Agradeço a todos os envolvidos pelo profissionalismo e pela dedicação incansável”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Como a mulher não estava andando pelas lesões nos pés, os guarda-parques e familiares improvisaram uma maca, com troncos de árvores e cipós, para auxiliar a descida até determinado ponto. No resto do trajeto, foi carregada nas costas por membros da equipe.
