Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

Evento reúne, além da exibição dos filmes, oficinas, atividades e palestras no parque

Maria Eduarda Maia

Teresópolis é reconhecida por suas deslumbrantes belezas naturais, encantando seus moradores e visitantes por suas lindas paisagens e cadeias montanhosas, sendo assim a Capital Nacional do Montanhismo. E grande parte dessas belezas está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o PARNASO, que será palco do YVY – o primeiro Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis, entre os dias 15 a 18 de maio.
A palavra “Yvy” significa terra em Tupi, mas vai muito além do simples significado literal: representa a relação sagrada entre o ser humano e a terra e o respeito pela natureza. “O público pode esperar muitos filmes de excelente qualidade. Recebemos inscrições de mais de 200 filmes, de 21 países diferentes e de todas as regiões do Brasil”, explicou o diretor geral do festival, Rafael Reis.
No evento, serão exibidos cinco longas-metragens, com obras que dialogam com temas ambientais e a relação do ser humano com as montanhas; sete curtas internacionais, com produções que revelam perspectivas globais sobre a natureza; 16 curtas nacionais, enaltecendo o talento brasileiro. Além disso, também terá a categoria Mostra da Terra, evidenciando as habilidades e a criatividade dos estudantes de Teresópolis por meio da apresentação de seis filmes produzidos em escolas locais (George March, Grandini e Serrano). Nesta categoria, o melhor filme não só será agraciado com um troféu, mas também premiado com uma experiência única: uma manhã de rapel na Pedra da Tartaruga para cinco pessoas, guiada por Willian Esteves – guia especialista em montanhismo, rapel e imagens aéreas da região.

Como nasceu o projeto
A ideia para o surgimento do festival começou quando Rafael produziu um documentário na região de Teresópolis, mostrando a beleza da cidade, o “Explorando as Alturas”. “A partir disso, pensei que encaixaria muito bem esse tipo de festival aqui. A cidade é a Capital Nacional do Montanhismo e o PARNASO é a terceira unidade de conservação mais antiga do país, não tendo lugar melhor no Brasil para fazer um evento dessa magnitude e com esse tema”, explicou Rafael Reis, destacando que não está sozinho nesta ação, tendo ao seu lado outros organizadores que abraçaram a ideia.

Objetivos e impacto
O YVY Festival tem como missão fomentar o cinema ambiental e de montanhas, incentivando produções que abordem a sustentabilidade e a preservação da natureza. “A gente pretende atingir várias áreas: a cultura, por conta do cinema; a educação, com a escolha dos filmes escolares; o turismo, por fomentarmos a vinda de visitantes; o empreendedorismo, com uma parceria inédita com o Sebrae; e, é claro, o meio ambiente”, pontuou o diretor geral do evento. Ao integrar as produções de alta qualidade, iniciativas educacionais e experiências imersivas, o festival inspira o público a repensar a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

Seleção dos filmes
O festival recebeu mais de 200 inscrições de filmes para exibição, escolhendo 28, além dos filmes escolares, para fazerem parte do evento. “Fizemos uma curadoria interna com todos os organizadores. Para a premiação, temos jurados de renome da área audiovisual que estão fazendo a escolha das melhores obras”, destacou Rafael. A cerimônia de encerramento será no novíssimo Teatro Feso, prometendo fechar o evento da melhor maneira. “Esperamos fazer uma cerimônia épica para que tenham muitos eventos nos próximos anos”, concluiu o diretor geral.

Oficinas e atividades
Além da exibição dos filmes, o público também pode esperar muitas atividades ao ar livre, como oficinas relacionadas ao mundo audiovisual, palestras e reuniões com especialistas. Oficina de roteiro, conduzida por Fernando Salles; oficina de pitching, com Roberta Miller para capacitar produtores e cineastas na arte de apresentar projetos de forma clara e envolvente; oficina de fotografia com Pam Campos, aprimorando técnicas durante a tradicional Corrida 360º; e uma trilha guiada pelo parque, conhecendo a biodiversidade do local com a guia Roberta Rosa estão na lista das atividades que serão oferecidas pelo evento. Complementando as oficinas, o festival ainda promove encontros de networking, reunindo executivos, produtores e especialistas do mercado audiovisual e criando um ambiente propício para novas parcerias e troca de experiências, graças a parceira com a SEBRAE. No espaço, também será organizada uma estrutura de podcast, onde serão realizadas entrevistas com cineastas, realizadores, educadores e ambientalistas.

O evento é totalmente gratuito e as inscrições das oficinas, reuniões com players e trilha guiada, com vagas limitadas, podem ser realizadas no site www.yvyfestival.com . Para as sessões de filmes e palestra é só chegar no festival, não precisando de inscrição prévia. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas também no Instagram (@yvyfestival).

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
Quinta-feira: • Sessão de abertura do Festival com filmes e debates marcada para
15h30.
Sexta-feira: • Sessões de filme e debates (sessão as 14h30 e às 18h) • Reuniões
one-to-many com players do mercado audiovisual, abrindo espaço para networking e
trocas estratégicas • Palestras sobre meio ambiente como a do Ricardo Mello.
Sábado: • Oficina de Roteiro com Fernando Salles; • Palestras, incluindo temas de
Entretenimento de Impacto e Narrativas com Inteligência Artificial, ministradas por
especialistas como Thiego Balteiro e Emmy Wu; • Trilha Guiada pelo Parque com Roberta Rosa; • Sessões de filme e debates
(sessão as 14h30 e às 18h).
Domingo: • Oficina de Pitching com Roberta Miller; • Painel com produtores
debatendo desafios e oportunidades na criação de filmes com pegada ecológica •
Painéis sobre meio ambiente com excelentes palestrantes; • Oficina de Fotografia com Pam Campos; • Palestra com Fernando Pessoa; • Cerimônia de encerramento no novíssimo Teatro FESO que promete fechar o evento com chave
de ouro (às 17h30).

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE