Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Conecta Teresópolis’ impulsiona o desenvolvimento regional

Realizado no Sesc Alpina, evento reuniu empresários, poder público e especialistas para discutir vocações e estratégias

Luiz Bandeira

Teresópolis recebeu nesta quarta-feira (30), pela primeira vez, uma edição do ‘Conecta Rio de Janeiro’ — encontro promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) em parceria com o SEBRAE-RJ. Realizado no Hotel Sesc Alpina, o evento reuniu empresários, especialistas, instituições financeiras, associações comerciais e representantes do poder público com o objetivo de fortalecer o associativismo, promover networking entre empreendedores e incentivar o desenvolvimento econômico local e regional.


Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresópolis e do Sescoop-RJ, o evento contou com uma programação intensa de rodadas de negócios, painéis temáticos e momentos de integração, como o ‘happy hour’, que consolidou o ambiente de trocas e oportunidades entre os participantes. Para o prefeito Leonardo Vasconcellos, o ‘Conecta’ evidencia o protagonismo crescente de Teresópolis no cenário estadual. “Receber esse evento aqui pela primeira vez demonstra que Teresópolis é solo fértil para bons negócios. Oferecemos segurança jurídica, receptividade do poder público e, acima de tudo, um povo trabalhador e empreendedor”, afirmou. O prefeito destacou ainda o impacto do evento na cultura local de desenvolvimento: “Quando o ambiente está voltado para o crescimento, ele contagia as pessoas a empreenderem. E isso movimenta a economia desde a indústria até o varejo”.

Para Rodiney Turl, empresário e vice-presidente do Sincomércio Teresópolis, o evento representa um ponto de inflexão para a economia local. Foto: Diego Gomes

Conectar o pequeno ao grande
Robson Carneiro, presidente da FACERJ e conselheiro do SEBRAE-RJ, ressaltou o papel do ‘Conecta’ como elo entre empresas de diferentes portes. “A proposta é justamente aproximar o pequeno empresário do grande, que muitas vezes está fora do alcance. O evento viabiliza essa conexão direta e estimula o fechamento de negócios com apoio de instituições como a AgeRio, Fecomércio e secretarias estaduais de desenvolvimento”.
Carneiro reforçou ainda o empenho das entidades em valorizar os potenciais locais. “Teresópolis tem ativos econômicos importantíssimos como a CBF e o turismo de natureza. Nosso trabalho é transformar isso em oportunidades concretas para a cidade e para os empreendedores locais”.

Rogério Branco, CEO da Gênesis Empreendimentos, foi um dos participantes do painel sobre “Empreendedorismo e Desenvolvimento Local”

Oportunidades à mesa
Para Rodney Turl, empresário e vice-presidente do Sincomércio Teresópolis, o evento representa um ponto de inflexão para a economia local. “O ‘Conecta’ facilita o encontro direto entre fornecedores e demandantes. A presença de agentes financeiros como a Caixa e a AgeRio fortalece a chance real de negócios saírem daqui fechados”, afirmou. Ele também destacou o apoio institucional ao evento: “Precisamos agradecer ao SEBRAE, ao Sincomércio e à Facerj. Estamos aproveitando esse momento ao máximo”.

‘Conecta Teresópolis” reuniu empresários, poder público e especialistas para impulsionar o desenvolvimento regional. Foto: Divulgação

Teresópolis como polo esportivo
Um dos principais temas debatidos nos painéis foi o posicionamento de Teresópolis como cluster esportivo, aproveitando a presença da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A CBF está aqui. Por que não transformar Teresópolis na capital nacional da seleção brasileira?”, questionou Igor Edelstein, presidente do Sincomércio Teresópolis. Ele lembrou ainda outras vocações já consolidadas da cidade: “Somos a capital nacional do montanhismo e também do lúpulo, com papel relevante na cadeia produtiva da cerveja artesanal. O esporte pode ser o próximo vetor de desenvolvimento”.
Edelstein reforçou a importância do evento como um espaço de planejamento estratégico. “Mais do que um evento para empresários, o Conecta é um evento para a cidade. Pensar Teresópolis para os próximos 25 anos passa por reconhecer e explorar nossas potencialidades econômicas”.

Integração e impacto
Segundo João Leal, consultor da presidência do SEBRAE-RJ, o Conecta cumpre sua missão ao promover a integração do ecossistema empresarial. “Unimos grandes e pequenas empresas, fortalecemos a economia local e geramos mais arrecadação para o município. Nosso lema é associar pessoas e criar soluções — e é isso que estamos fazendo aqui”.


Edição 02/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Festival Di Teresa” vai até domingo no Espaço Cultural Higino

Águas da Imperatriz inicia a construção da estação de tratamento de esgoto em Teresópolis

Estrada cedendo e risco de acidentes no interior

Ladrão é preso após furtar moto em Teresópolis

Feirinha do Alto com horário especial no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE