O primeiro domingo do mês é dia de Cultura em Teresópolis, com as apresentações de dois projetos pioneiros da Secretaria Municipal de Cultura. Criado em 1994 para valorizar e difundir a música erudita e popular, o ‘Música na Matriz’ soma-se a outra proposta vitoriosa, o ‘Cultura de Raiz’, criado em 2009, para dar vez e voz ao artista popular.
“São dois projetos vitoriosos da Cultura em Teresópolis, e ocorrem há mais quinze anos no mesmo dia, o primeiro domingo de cada mês. É uma oportunidade para o teresopolitano conhecer os seus valores, do erudito ao popular, que convivem em harmonia, agradando a todos os públicos. E nesse domingo tem Cultura de Raiz e Música na Matriz, o clássico e o popular, vale a pena conferir”, convida o secretário de Cultura Wanderley Peres.
A programação de maio de 2025 dos dois eventos regulares da Cultura no município conta esse mês com os músicos Harold Emert, Geremias Cruz e Fabrizio Claussen, além de participação especial de Lu Baratz, às 15h, no ‘Música na Matriz’, às 15h, na Igreja Matriz de Santa Teresa, na Várzea e, começando o dia, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o ‘Cultura de Raiz’, com a agenda de apresentações já confirmada pelo grupo de trabalho do programa, conduzido pelo apresentador Beto Selig.
Palco do ‘Cultura de Raiz’ há 16 anos, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, dirigida pela artista Sandra San, realiza edição especial em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, que em 2025, será no dia 11, homenageando, também, os povos ciganos. Artistas e público são convidados a chegar mais cedo para saborear um café da manhã típico de roça. As apresentações terão início a partir das 10h30, com entrada franca, para as apresentações de música e poesia, e emoções com a apresentação dos artistas populares neste quinto encontro da temporada 2025.