Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria Municipal de Educação capacita orientadores pedagógicos

Profissionais da rede participaram de aula sobre ‘Funções Executivas no Ambiente Escolar’

O Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta terça (06) e quarta-feira (07), na Biblioteca Municipal Paulo Capanema de Souza, a formação ‘Funções Executivas no ambiente escolar’. O objetivo foi apresentar para os orientadores pedagógicos dos Anos Iniciais, das creches, dos pré-escolares e das Escolas de Tempo Integral o que são e como se desenvolvem as principais funções executivas no ambiente escolar.

Frederico Augusto, ex-aluno da rede municipal, é professor, escritor e designer. Foto: AsComPMT

“Controle Inibitório, Memória de Trabalho e Flexibilidade Cognitiva são funções fundamentais para o desenvolvimento de inúmeras habilidades nos seres humanos: organizar, selecionar, priorizar, controlar, planejar estão entre os exemplos”, explicou a formadora, professora Doutora Gisela Guedes. A prática pedagógica pode e deve se valer de estratégias intencionais que potencializam o desenvolvimento das funções cognitivas nos estudantes, contribuindo assim para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Importante destacar que as funções executivas, quando bem trabalhadas, facilitam o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, ampliando seus efeitos para além do ambiente escolar.

Professora e Doutora, Gisela Guedes coordenou a formação. Foto: AsComPMT

Frederico Augusto foi aluno de algumas escolas do município de Teresópolis. Em um depoimento emocionante, ele relatou para os orientadores pedagógicos dos Anos Iniciais como sua experiência escolar na educação básica foi positiva e decisiva na formação da pessoa e do profissional que ele se tornou. Hoje, Frederico é escritor, professor e designer. É também doutorando na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e assessor da Reitoria nessa instituição.

Frederico Augusto, ex-aluno da rede municipal, destacou como sua experiência escolar na educação básica foi positiva e decisiva na sua formação pessoal e profissional. Foto: AsComPMT

Como militante pelo direito das crianças acessarem os bens culturais, dentre eles, a Literatura, Frederico apresentou para os orientadores pedagógicos o seu livro ‘Rogéria e Astolfo’. Para além do objetivo de incentivar o hábito de leitura entre os pequenos, o trabalho com a literatura infantil possibilita a elaboração de sentimentos, ideias e memórias que outros recursos não oferecem. Com a contribuição do escritor Frederico Augusto, o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação dá continuidade à ideia pedagógica ‘Vozes que transformam’ e reafirma o seu compromisso com uma educação inclusiva e acolhedora para todas as pessoas.

Edição 08/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Detran-RJ: Cláudio Castro sanciona lei que autoriza envio de documentos

delegacia

Operação Athos: Polícia prende 10 integrantes de facções criminosas em Teresópolis

Lixão do Fischer: aterro modelo no Nordeste pode ser replicado em Teresópolis

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE