Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grandes desafios ciclísticos são destaque no Mochileiro Podcast

Atletas locais percorrem a Estrada Real e pedalam de Teresópolis a Aparecida do Norte

Apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, o Mochileiro Podcast inicia sua terceira temporada destacando temas que têm tudo a ver com Teresópolis: montanhismo, escalada, ciclismo, conservação ambiental e turismo. No primeiro programa de 2025, o bate papo foi sobre os grandes desafios ciclísticos realizados por atletas locais, como a clássica Estrada Real e pedalar de Teresópolis até a Basílica de Aparecida, retornando no dia seguinte. Representando os ousados ciclistas, participaram do podcast Rodrigo ‘Kokin’ Couto e Alex ‘Zóio’ Amaral.
Em abril passado, a dupla, acompanhada de Aílson Marques, Igor ‘Esperancinha’ e Marcio Souza, percorreu mais de 600 quilômetros em um único fim de semana. Com o carro de apoio conduzido pelo colega Pedro Paulo, os atletas saíram de Teresópolis, desceram a serra, cruzaram a BR-116, pegaram o Arco Metropolitano e depois a Dutra até chegar a Aparecida do Norte. Foram 312 quilômetros ‘na tocada’, um grande desafio físico mesmo com a logística de trabalho em grupo – comum nas ‘road bikes’. Mas, não bastasse a empreitada, eles resolveram ‘melhorar o desafio’: no dia seguinte, voltaram pedalando para Teresópolis. “A ideia foi do Kokin, que perguntou ‘e se a gente voltasse pedalando’? Eu topei e o resto do grupo gostou da ideia, aí acabou rolando”, contou Alex.
A difícil – e para poucos – missão serviu como treinamento para outra empreitada das boas, a Estrada Real, via Caminho Velho. Aberta no século 18 pelo governo português, conectando o litoral às regiões exploração de riquezas em Minas Gerais, essa rota tem 710 quilômetros de extensão entre Ouro Preto e Parati. Geralmente, ela é percorrida em 10 dias. Mas, para o grupo de Teresópolis, a missão foi outra: concluir a missão em apenas quatro, enfrentando muitas subidas, lamas e outros desafios ao longo do trajeto. “Foi duro, mas recompensador. Em 2022 tentamos fazer em três dias, tivemos uns contratempos e abortamos a missão, mas agora deu tudo certo e foi só diversão”, pontuou ‘Kokin’. Além de Alex e Rodrigo, ´participaram dessa jornada Ailson Marques e Igor ‘Esperancinha’, seguindo no carro de apoio Marco Antônio.

Outros desafios e dicas
Alex e Rodrigo falaram ainda sobre outros desafios realizados por eles e outros ciclistas de Teresópolis, como fazer a Rota Serra Verde em apenas um dia – percorrendo 235 quilômetros entre Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo, e pedalar, em pouco mais de 14 horas, os 400 quilômetros entre nosso município e Guarapari, no Espírito Santo.
“Para concluir desafios como esse é preciso tomar chá…. Chá de selim. A pessoa tem que treinar, tem que se dedicar, só assim funciona”, destacou ‘Zóio’. “Outra coisa importante é a pessoa ter humildade. Às vezes ela vê que alguém conseguiu realizar algo muito difícil e pensa ‘ah, se ele conseguiu, eu consigo’, mas não é assim que funciona. Cada pessoa é uma pessoa, cada dia é um dia”, reforçou Rodrigo.

Onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas.


Edição 10/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

Operacão de trânsito apreende motos irregulares em Teresópolis durante a madrugada

Detran: motoristas prejudicados na hora de fazer exames em Teresópolis

Teresópolis realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na próxima quarta

Casa de José de Alencar em Teresópolis: Cultura busca parceria para abertura de novo espaço de memória

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE