Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grandes desafios ciclísticos são destaque no Mochileiro Podcast

Atletas locais percorrem a Estrada Real e pedalam de Teresópolis a Aparecida do Norte

Apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, o Mochileiro Podcast inicia sua terceira temporada destacando temas que têm tudo a ver com Teresópolis: montanhismo, escalada, ciclismo, conservação ambiental e turismo. No primeiro programa de 2025, o bate papo foi sobre os grandes desafios ciclísticos realizados por atletas locais, como a clássica Estrada Real e pedalar de Teresópolis até a Basílica de Aparecida, retornando no dia seguinte. Representando os ousados ciclistas, participaram do podcast Rodrigo ‘Kokin’ Couto e Alex ‘Zóio’ Amaral.
Em abril passado, a dupla, acompanhada de Aílson Marques, Igor ‘Esperancinha’ e Marcio Souza, percorreu mais de 600 quilômetros em um único fim de semana. Com o carro de apoio conduzido pelo colega Pedro Paulo, os atletas saíram de Teresópolis, desceram a serra, cruzaram a BR-116, pegaram o Arco Metropolitano e depois a Dutra até chegar a Aparecida do Norte. Foram 312 quilômetros ‘na tocada’, um grande desafio físico mesmo com a logística de trabalho em grupo – comum nas ‘road bikes’. Mas, não bastasse a empreitada, eles resolveram ‘melhorar o desafio’: no dia seguinte, voltaram pedalando para Teresópolis. “A ideia foi do Kokin, que perguntou ‘e se a gente voltasse pedalando’? Eu topei e o resto do grupo gostou da ideia, aí acabou rolando”, contou Alex.
A difícil – e para poucos – missão serviu como treinamento para outra empreitada das boas, a Estrada Real, via Caminho Velho. Aberta no século 18 pelo governo português, conectando o litoral às regiões exploração de riquezas em Minas Gerais, essa rota tem 710 quilômetros de extensão entre Ouro Preto e Parati. Geralmente, ela é percorrida em 10 dias. Mas, para o grupo de Teresópolis, a missão foi outra: concluir a missão em apenas quatro, enfrentando muitas subidas, lamas e outros desafios ao longo do trajeto. “Foi duro, mas recompensador. Em 2022 tentamos fazer em três dias, tivemos uns contratempos e abortamos a missão, mas agora deu tudo certo e foi só diversão”, pontuou ‘Kokin’. Além de Alex e Rodrigo, ´participaram dessa jornada Ailson Marques e Igor ‘Esperancinha’, seguindo no carro de apoio Marco Antônio.

Outros desafios e dicas
Alex e Rodrigo falaram ainda sobre outros desafios realizados por eles e outros ciclistas de Teresópolis, como fazer a Rota Serra Verde em apenas um dia – percorrendo 235 quilômetros entre Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo, e pedalar, em pouco mais de 14 horas, os 400 quilômetros entre nosso município e Guarapari, no Espírito Santo.
“Para concluir desafios como esse é preciso tomar chá…. Chá de selim. A pessoa tem que treinar, tem que se dedicar, só assim funciona”, destacou ‘Zóio’. “Outra coisa importante é a pessoa ter humildade. Às vezes ela vê que alguém conseguiu realizar algo muito difícil e pensa ‘ah, se ele conseguiu, eu consigo’, mas não é assim que funciona. Cada pessoa é uma pessoa, cada dia é um dia”, reforçou Rodrigo.

Onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas.


Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE