Luiz Bandeira
Menos de dez dias após o último resgate, mais um grupo precisou de ajuda para descer do Escalavrado, na Serra dos Órgãos. Dessa vez, 13 pessoas foram ajudadas pelo Corpo de Bombeiros para conseguir sair da montanha. O fato ocorreu no último sábado (10), quando resgatistas do 16º GBM e do PARNASO foram acionados. Segundo relato de um socorrista, “um dos participantes havia torcido o pé, o que foi o principal obstáculo para o retorno seguro até a BR-116”.
Situação tem sido frequente
A Serra dos Órgãos é um lugar deslumbrante. O Escalavrado, um dos muitos pontos que merecem ser visitados — e mais do que isso, preservados — atrai cada vez mais visitantes. No entanto, publicações nas redes sociais com cenas registradas nas montanhas do PARNASO têm contribuído para um aumento substancial na visitação. O que preocupa é que alguns grupos não adotam os cuidados necessários, imprescindíveis para uma aventura em montanha com segurança.
O Escalavrado é um desses locais onde a vista deslumbrante e o desejo de superação pessoal podem mascarar os riscos reais. Com subida íngreme e trechos que são ou podem ficar escorregadios, o percurso pode ser traiçoeiro. Em vários pontos, uma queda pode significar não apenas o fim da aventura, mas o fim da vida. Nos últimos anos, bombeiros e voluntários do PARNASO foram acionados dezenas de vezes nessa trilha, que não deve ser feita sem guias experientes e equipamento de escalada apropriado”. “As montanhas do complexo do Dedo de Deus possuem trechos técnicos de escalaminhada, sendo fortemente recomendada a utilização de equipamentos de segurança individual”, informa o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos — documento obrigatório para quem deseja acessar qualquer trilha da unidade de conservação.

ICMBio estuda medidas de contenção
Na semana passada, 10 e um suposto guia ficaram presos na mesma montanha, só chegando à rodovia BR-116 com apoio do 16º GBM e dos experientes guias profissionais Fabrício Vieira e Seblen Mantovani. Na ocasião, o ICMBio — órgão responsável pela administração do parque — confirmou que a visitação por pessoas despreparadas em determinadas montanhas teve crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelas redes sociais, o que representa um desafio para a gestão. “Recentemente foram publicadas novas normas para acesso às trilhas do PARNASO. É obrigatório o envio antecipado do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas para quem deseja acessar qualquer montanha do parque. A contratação de guias ou condutores não é obrigatória, mas o parque recomenda que, ao contratar um guia, os visitantes verifiquem se ele está habilitado e qualificado para a atividade. Também não é recomendável que um único guia conduza grupos com mais de cinco pessoas”, destaca o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
