Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Surto de gripe: PMT administra internações de crianças em Teresópolis

Vereador alerta para problema gerado pelo sistema de regulação, que tem enviado paciente para outros municípios

Como alertou o Diário na semana passada, com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Teresópolis vem registrando um aumento expressivo nos casos de gripe Influenza neste outono – inclusive em situações mais graves. O município, assim como vários outros no país, enfrenta um surto atípico, com crescimento superior a 100% no número de internações por influenza em comparação com o mesmo período do ano passado. E, com a necessidade de mais internações, o teresopolitano que depende do Sistema Único de Saúde volta a sofrer com o ‘sistema de regulação’ do governo estadual, que demora a realizar a liberação de vagas e, em boa parte das vezes, acaba encaminhando o morador local para outros municípios. O assunto voltou a ser debatido na Câmara Municipal, com o Vereador Raimundo Amorim (UNIÃO), que também é médico, frisando que foi necessária a intervenção da gestão municipal para agilizar a transferência de algumas crianças.

O Vereador Raimundo Amorim (UNIÃO), que também é médico, citou na Câmara que foi necessária a intervenção da gestão municipal para agilizar a transferência de algumas crianças. Foto: Reprodução TV Câmara


“Na Beneficência não é lugar para internar, assim como na UPA não é. Semana passada, na Beneficência, tínhamos 12 crianças onde só cabiam seis leitos. Falamos aqui com o prefeito, com o secretário de Saúde, que começaram a tomar providências e foram visitar o Hospital das Clínicas, que dizia não ter vaga. Chegando lá, viram que tinham quatro vagas e nenhuma criança ocupando, vagas que são pagas pelo poder público para atender crianças do nosso município. Também tinha uma criança que precisava ir para a UTI, que não tem aqui em Teresópolis, uma situação que denunciamos há 20 anos e lamentavelmente nenhum hospital se prontifica a executar…. Com isso temos que pegar uma criança daqui e mandar para Volta Redonda, Niterói, pessoas que às vezes não tem condições de ir para uma cidade longe dessas”, pontuou, citando ainda que, no caso das vagas para leito comum, a gestão conseguiu a transferência para o HCTCO. “O prefeito foi lá, questionou e determinou a internação das crianças lá. Assim, semana passada reduziu bastante na Beneficência e ontem só tinham quatro crianças lá”, completou, citando ainda a importância da realização da obra do hospital municipal, que atenderia essas es outras demandas ainda carentes na saúde local.

Também na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (03), a Vereadora Professora Amanda (Republicanos) reforçou a importância da vacinação para diminuir o número de casos graves e internações. Foto: Reprodução TV Câmara

É preciso vacinar
De acordo com dados recentes do Boletim InfoGripe, da Fiocruz, há um aumento significativo na circulação do vírus Influenza A em todo o país — e Teresópolis segue essa tendência. “Esse é um período em que a gente tem quedas de temperaturas muito intensas e aí nós temos a circulação de vários vírus”, explicou a doutora Edneia Martuchelli ao Diário na semana passada. Entre eles, Influenza A e B, adenovírus, rinovírus e o vírus sincicial respiratório.
Também na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (03), a Vereadora Professora Amanda (Republicanos) reforçou a importância da vacinação para diminuir o número de casos graves e internações. “A comunidade teresopolitana logicamente precisa de melhor atendimento hospitalar. Essa situação está agravando, não só em Teresópolis, mas em todo o Brasil. Por isso temos que focar nas ações preventivas, as pessoas precisam procurar os postos de saúde para se vacinar. Foram reforçadas as equipes na cidade para justamente proteger quem a gente ama”, destacou. Nesta terça, o prefeito Leonardo Vasconcelos e secretário de Saúde, Fábio Galotte, divulgaram vídeo nas redes sociais convocando a população para se vacinar.

Nesta terça, o prefeito Leonardo Vasconcelos e secretário de Saúde, Fábio Galotte, divulgaram vídeo nas redes sociais convocando a população para se vacinar. Foto: Reprodução

Onde se vacinar
A população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde no município e no Espaço Saúde, no segundo piso do Teresópolis Shopping. Nos postos, o atendimento ocorre de segunda a sexta, de 8h às 17h e de 8h às 19h nas unidades da Fonte Santa, Meudon e Rosário, que possuem o Programa Saúde na Hora. Aos sábados a vacinação acontece de 8h às 13h nas unidades do Programa Saúde na Hora e de 10h às 21h no Teresópolis Shopping. Domingos e feriados a vacinação acontece apenas no shopping, de 13h às 19h.
A vacina utilizada contra a influenza é trivalente, ou seja, apresenta três tipos combinados de cepas de vírus, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. o ministério da saúde informa que a vacina influenza pode ser administrada junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.


Edição 10/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Furto de celular em bar de Teresópolis

Festival de fondue no Le Canton com valores promocionais

Primeira Feira de Artesanato do Segundo Distrito de Teresópolis

Suspeita de irregularidade é identificada em vistoria de motocicleta em Teresópolis

‘Café Bike Feminino’ promove saúde mental e bem-estar em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE