Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Número de óbitos por Covid-19 registrado por cartórios é diferente do divulgado pela prefeitura

Portal da Transparência do Registro Civil coleta dados relativos ao número de mortes pelo novo coronavírus em todo o país

A área do Portal da Transparência do Registro Civil que reúne informações dos cartórios de registro civil de todo o país disponibilizou uma plataforma com atualização, em tempo real, sobre os óbitos registrados com confirmação ou suspeita da covid-19. No site, os dados relativos a Teresópolis somavam, às 18h desta terça-feira, dia 28, um total de 110 óbitos suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, enquanto a prefeitura, neste mesmo horário, informou que o município teve 81 mortes pela doença.
Administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a plataforma foi colocada no ar no dia 2 de abril e as informações são baseadas nos documentos médicos enviados aos cartórios para lavrar os óbitos. O procedimento pode levar de 5 a 10 dias para entrar no sistema.
Segundo a direção da Arpen-Brasil, o objetivo da plataforma é contribuir para a apuração de subnotificações de casos fatais da doença, ampliando o conhecimento e compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus na sociedade brasileira.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para obter um esclarecimento sobre esse conflito de informações e recebemos a seguinte nota:  “A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Portal da Transparência registra todos os óbitos suspeitos ou confirmação de Covid-19, de acordo com as anotações dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Porém, a investigação epidemiológica feita após o registro é que confirma ou afasta o diagnóstico de Covid-19. A Secretaria de Saúde calcula que os demais casos tenham sido descartados da etiologia do Covid-19 e, por isso, não constam da contagem oficial do município”.

Óbitos suspeitos
Na comparação com o número de óbitos relativos ao mesmo período de 2019, Teresópolis até registrou menos mortes em 2020: foram 577 no ano passado contra 561 neste ano. Entretanto chama atenção para os 3 casos de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave  e outros 4 por causa indeterminada neste últimos meses, duas situações que não ocorreram em 2019. De acordo com o próprio portal, casos de mortes como esses podem ter relação com o coronavírus.

Dados do país
A Arpen-Brasil ressalta que os números podem ser maiores, já que o prazo para registro de falecimento é de até 24 horas, mas pode chegar a 15 dias em alguns casos excepcionais, como quando a morte ocorre em local isolado e longe de cartórios de registro, a bordo de navios ou em missões militares. Os cartórios devem enviar os registros à Central Nacional em até oito dias.
A plataforma traz também informações sobre as mortes por insuficiência respiratória e pneumonia registradas no país, causas que podem estar associadas à pandemia do novo coronavírus. Casos de insuficiência respiratória em todo o país chegaram a 9.555 óbitos somente no mês de março, mas estão abaixo do registrado no ano passado, quando foram 11.230. Para pneumonia, foram 13.637 mortes em março e 14.833 no mesmo período do ano passado.
Desde o dia 16 de março, data das primeiras mortes confirmadas ou suspeitas por covid-19, foram 4.485 óbitos por insuficiência respiratória e 6.417 por pneumonia em todo território nacional. No mesmo período de 2019 foram 6.264 mortes por insuficiência respiratória e 8.324 por pneumonia.

 

 

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feira Agroecológica de Teresópolis vai sendo desalojada aos poucos

Marinha envia maior navio da frota para ajudar vítimas da chuva no RS

Inscrições para o Vestibular Cederj 2024.2 abertas até o próximo dia 26

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE