Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe o 29º Campeonato Sul-Sudeste de Karatê-DÔ

Evento será realizado neste final de semana e reúne atletas de vários estados

Maria Eduarda Maia

Neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de junho, o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, recebe o 29º Campeonato Sul-Sudeste de Karatê-DÔ. O evento é organizado pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-DÔ Tradicional (FERJKT), começando às 8h30. A entrada é gratuita, mas a organização convida os participantes e o público a contribuírem com a solidariedade, doando uma lata de leite em pó, que será destinada à rede de Núcleos de Atendimento a Pessoas em Vulnerabilidade Social da Legião da Boa Vontade (LBV). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e diversos patrocinadores.
“Sempre tivemos o interesse de trazer para Teresópolis esse campeonato porque é uma cidade acolhedora, que tem estrutura, com logística fácil e boa segurança. Contamos com a presença de todos. Será uma grande festa. Estamos muito agradecidos de trazer o evento para cá”, contou o vice-presidente da FERJKT e diretor do Instituto Kobukan, Paulo Uchoa, em entrevista à Diário TV.

Paulo Uchoa, vice-presidente da FERJKT e diretor do Instituto Kobukan, e Paulo Rezinsk, conselheiro do Instituto Kobukan, contam sobre o 29º campeonato de Karatê DÔ, enfatizando a contribuição social do esporte. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Importância social
Além de ser uma atividade física, o karatê possui uma atitude de educação e inserção social, e é isso que o conselheiro do Instituto Kobukan, Paulo Rezinsk, destaca: “A medida que iniciam no karatê e procuram atividades físicas nós compartilhamos com eles princípios éticos, morais, respeito ao próximo, tradição e respeito aos antepassados, humildade, lealdade e honra. Nós somos mecanismos substitutivos e procuramos dar a civilidade e a cidadania a várias crianças”, disse, ressaltando que o esporte vai além da arte física, carregando princípios de educação moral e social. “Por esse motivo convido todos a confraternizarem conosco. Do Rio de Janeiro, estamos trazendo 50 crianças para também absorverem nossos ensinamentos”, concluiu Paulo Rezinsk.

Mais sobre a modalidade
O Karatê DÔ Tradicional é uma arte marcial japonesa que se distingue pela sua abordagem filosófica e pela ênfase na formação de cidadãos íntegros. A modalidade não tem o propósito de apenas formar lutadores, mas sim o desenvolvimento integral do indivíduo através do treino de técnicas de autodefesa e da prática de princípios morais. Dessa forma, o Karatê DÔ Tradicional se torna um instrumento de melhoria da sociedade tanto na saúde física quanto mental.

SERVIÇO
Data: 14 e 15 de junho (sábado e domingo), a partir das 8h30
Local: Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea)
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 98272-0445 –  Paulo Uchoa


Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE