Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SINDPMT pede abertura de concurso para a prefeitura de Teresópolis

“Hoje tem mais aposentado, cargo, POT e contrato do que servidor”, destaca Alexandre Vieira

Marcello Medeiros

Um dos temas que passou pelos últimos governos municipais, mas que nunca saiu do papel, foi a realização de concurso público para preencher os quadros da prefeitura – diante do grande número de aposentadorias e consequentemente redução do número de profissionais para o atendimento à população. Nos últimos anos, apenas a secretaria de Educação realizou processos seletivos. De extrema necessidade, a discussão sobre a atualização do número de servidores ativos voltou a ser discutida entre o sindicato que representa a categoria e o prefeito Leonardo Vasconcellos, que no início da semana recebeu a diretoria do SindPMT para tratar, entre outros assuntos, o importante tema. De acordo com o presidente do sindicato, a previsão é que o certame seja realizado em 2026.
Em vídeo divulgado nas redes sociais do Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, Alexandre Vieira Pimentel alertou para a drástica redução do número de concursados nos últimos anos. “Hoje temos mais aposentados, cargos, POT e contratos do que servidores públicos efetivamente. Conversamos com o prefeito e perguntamos quando seria feito esse concurso. Ele garantiu que até agosto vai chamar a gente para conversar novamente e que o edital deve ser lançado para 2026, mas ainda sem precisar a quantidade de vagas. Isso deve ser discutido nessa próxima reunião”, pontuou.
Ainda segundo a declaração do representante do funcionalismo municipal, nesse encontro também foi debatido um tópico que envolve o fim da carreira pública, a aposentadoria. “Sobre a reforma da previdência, o prefeito falou que está sendo feita com a Tereprev e mais uma empresa e que está esperando chegar o resultado desse levantamento, mas antes disso vamos conversar com a presidente sobre esse assunto”, pontuou. Importante lembrar que os atrasos de repasses para o fundo de aposentadoria municipal, em gestões anteriores, geraram problemas administrativos e preocupação para os aposentados da PMT.

Melhorias na educação
Na semana anterior, o SindPMT participou de reunião com a Secretaria Municipal de Educação e reforçou a cobrança por direitos e melhores condições de trabalho para os profissionais do setor. O encontro, realizado com a secretária Carla Rabelo, teve como foco central a valorização dos servidores, incluindo professores, agentes de creche e pessoal de apoio. Entre as reivindicações apresentadas, o sindicato destacou a necessidade da garantia de 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse – um direito previsto na legislação federal, mas que ainda encontra barreiras para ser plenamente implementado no município. A revisão da carga horária dos profissionais de apoio também foi pautada. “Foi uma boa reunião com a secretária Carla Rabelo, onde passamos pra ela as pautas que tratam sobre um terço da jornada dos professores, sobre agente de creche e também sobre o apoio”, relatou Alexandre ao Diário.

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

Campeonato Teresopolitano FOX de Jiu-Jitsu movimenta o Ginásio Pedrão em sua 4ª edição

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE