Luiz Bandeira
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma ação solidária em Teresópolis: pequenas casinhas com cobertores foram instaladas para abrigar cães abandonados em vias públicas. As estruturas estão posicionadas na Rua Francisco Sá, esquina com a Avenida Lúcio Meira, na Várzea, em frente a um ponto de táxi e uma loja de salgadinhos. A iniciativa chamou a atenção não apenas pela sensibilidade, em ação realizada por duas protetoras do município, Eunice e Andréia, mas também pela receptividade dos profissionais que atuam na área.
Um dos taxistas, Anísio Silvestre Lagoas, que trabalha há 32 anos naquele ponto, relatou que a presença dos animais não afeta em nada o funcionamento do serviço. Pelo contrário, segundo ele, a chegada das casinhas teve o apoio imediato da categoria. “Fui o primeiro a dar apoio. A menina perguntou se podia colocar, eu disse que sim, porque a gente é a favor dos bichos. Eles estavam sofrendo do outro lado, e demos o maior apoio”, afirmou Anísio. Hoje, os próprios profissionais do volante colaboram com a manutenção dos animais. “Tem um pote agora onde a gente coloca água. Eu trago ração quase todo dia e abasteço. Estamos satisfeitos com os bichos. Que continue assim, só não pode aumentar muito, né? Já tem três, eu acho que tá bom”, comentou Anísio, bem-humorado.

Muito além da emoção
A situação de animais abandonados nas ruas vai além da questão emocional e estética: envolve também saúde pública e legislação. Maus-tratos contra animais é crime previsto em lei, e o abandono contribui para a superpopulação e a proliferação de doenças. Instituições e protetores independentes têm atuado constantemente em prol dos animais em Teresópolis, mas é essencial que a sociedade como um todo se envolva. A castração dos animais domésticos, por exemplo, é uma das principais formas de controle populacional. Já a adoção responsável de cães e gatos resgatados das ruas é um ato que pode transformar vidas — tanto dos animais quanto das famílias adotantes.
Para quem deseja ajudar, mas não pode adotar, existem outras formas de contribuir, como doações para ONGs e grupos que atuam no cuidado com os animais: COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Teresópolis), telefone: (21) 2742-7763 e e-mail: copbea@teresopolis.rj.gov.br; ONG Anjos Peludos, site www.onganjospeludosteresopolis.com.br , Facebook: @adocaoanjospeludosdeteresopolis.ong e Instagram @anjospeludosemteresopolis; Grupo Estimação, Instagram: @estimacaosos.
