Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CIEP da Fonte Santa recebe alunos inscritos no ‘Brasil Alfabetizado’

Atividades realizadas através do programa do governo federal têm início no dia 1º de julho

O CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, promoveu, nesta terça-feira (17), um encontro com alunos inscritos no ‘Brasil Alfabetizado’. Nas escolas CIEP Professor Amaury Amaral, Professora Neidy Angélica (Vargem Grande), Cônego José (Andradas), Estolino Peixoto da Rocha (Pessegueiros) e Rui Barbosa (Gamboa), as aulas começam no próximo dia 1º de julho. Já na Escola Municipal Sizenando Adolpho Tayt-Sohn (Mottas), as atividades serão iniciadas no dia 2 de julho. O evento contou com a presença da equipe diretiva da unidade, as alfabetizadoras Cátia Medeiros da Silva e Janaina Santos Silva, que atuarão na escola pelo programa, e Janderson Gonçalves, representando a SME. “Hoje começamos um grande desafio na nossa escola, que é o programa Brasil Alfabetizado. Resgatar o sonho e o acreditar de cada aluno de que possível recomeçar! Um dia de cada vez, mas um dia firme, sem desistir dos nossos sonhos!”, ressaltou a diretora do CIEP Amaury Amaral, Sandra Patrício.
O programa ‘Brasil Alfabetizado’, no âmbito do Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem uma estrutura que inclui formadores e articuladores regionais para ofertar ações de formação continuada dos alfabetizadores e material didático para educandos e alfabetizadores. Estão previstos cursos de formação continuada na Plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação) e ações presenciais de formação dos alfabetizadores.

Apresentação da canção ‘Caderno’, de Toquinho, por alunos e professor de música Leandro Lopes emociona a todos. Foto: AsComPMT


A iniciativa tem como base os princípios da alfabetização popular que propõe um processo de educação tomando como referência a cultura dos sujeitos em processo de alfabetização. Entre os princípios que fundamentam o programa está: alfabetização como um direito de todas as pessoas a? apropriação critica e criativa da cultura escrita impressa e digital, constituída pelas dimensões política, social, cultural, linguística, comunicacional e cognitiva. Em Teresópolis, 120 alunos foram matriculados nas seis escolas que aderiram ao ‘Brasil Alfabetizado’.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE