Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Defesa Civil participa de congresso sobre incêndios florestais

Município representado em evento de nível internacional, realizado em Cuiabá, no Mato Grosso

A Secretaria Municipal de Defesa Civil está representando Teresópolis no 1º Congresso Internacional de Gestão em Incêndios Florestais (FORESTFIRE), realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O evento reúne especialistas, autoridades e instituições de todo o mundo para discutir estratégias de prevenção, combate e resposta aos incêndios florestais, que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos em decorrência das mudanças climáticas.
Um dos representantes do município, o subsecretário Operacional de Defesa Civil, Valdeck Amaral, ressaltou a importância da participação de Teresópolis no congresso. “É uma oportunidade estratégica para troca de conhecimentos, compartilhamento de experiências e aprendizado com referências internacionais em gestão de riscos e desastres ambientais. Além disso, fortalece as políticas públicas de enfrentamento aos incêndios, com foco em ações preventivas e sustentáveis”, destacou.

Equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil está representando Teresópolis no 1º Congresso Internacional de Gestão em Incêndios Florestais (FORESTFIRE). Foto: Divulgação


O Diretor de Monitoramento, Panquestor Junior, pontuou que Teresópolis segue avançando na construção de soluções eficazes para a preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio público. “O envolvimento em eventos como o FORESTFIRE evidencia o comprometimento do município com a inovação, a capacitação técnica e o fortalecimento da cultura de prevenção.”
O biólogo da Defesa Civil, Ricardo Mello, também destacou a importância da participação da equipe no encontro. “A nossa presença nesse encontro é de extrema relevância, principalmente diante do aumento significativo dos incêndios florestais nos últimos anos. É fundamental que, como Defesa Civil, estejamos preparados para os desafios que estão por vir. Nosso objetivo no FORESTFIRE é aprimorar nossos conhecimentos e trazer boas práticas e técnicas que possam ser aplicadas em Teresópolis. Com isso, certamente conseguiremos reduzir os impactos causados pelos incêndios florestais”, afirmou.

Plano municipal de enfrentamento
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou, em evento no Teatro Municipal, o Plano Municipal de Prevenção a Incêndios Florestais, com o objetivo de minimizar os riscos e impactos das queimadas durante o período de estiagem. A iniciativa contempla estratégias integradas de monitoramento contínuo, ações educativas, capacitação de moradores através dos NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), além da parceria com órgãos ambientais, do Ministério Público/RJ, da Concessionária Águas da Imperatriz, do 16º Grupamento de Bombeiros Militar, da Redec 7, do Tiro de Guerra, das secretariais municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação de Meio Ambiente e a própria comunidade local.
“Ignorar os incêndios florestais já não é uma opção. Os números crescem a cada ano e exigem ação imediata. O plano é fundamental para facilitar nosso trabalho, e a preparação é essencial para garantir a segurança da população e reduzir os danos causados pela estiagem. Vamos atuar em conjunto com órgãos municipais e estaduais, além de contar com a colaboração da comunidade, essencial para uma resposta eficaz”, pontuou a secretária municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Mariana Antunes.


Edição 21/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE