Maria Eduarda Maia
Com oito títulos em uma competição que teve nove edições, a Seleção Feminina, que ficou concentrada na Granja Comary, onde está localizado o centro de treinamento das seleções de futebol, desde o dia 3 de julho, encerrou nesta quarta-feira (09) o período de treinamento para a Copa América. O torneio será disputado no Equador e as ‘meninas’ e sua equipe embarcarão para Quito ainda no início da tarde nesta quinta (10). O primeiro compromisso da equipe comandada por Arthur Elias será no domingo (13), às 21h, contra a Venezuela, no estádio Chillogallo, em Quito.
Para fechar o ciclo de preparação na Granja Comary, a comissão técnica realizou um treino coletivo no formato de uma partida oficial, com direito até a arbitragem. A atividade simulou situações reais de jogo, proporcionando um ambiente competitivo e reforçando conceito que foram trabalhados ao longo da semana em Teresópolis.

Confiante
Desde o término das Olimpíadas, a Seleção Brasileira Feminina voltou todas as suas atenções para a Copa América, com preparações que incluíram amistosos contra adversárias qualificadas, como Estados Unidos, Japão e França, além dos treinamentos realizados no período de estadia na Granja Comary. Em coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira (08), o técnico Arthur Elias não fugiu da responsabilidade e declarou que a meta é voltar para casa com o nono troféu na ‘bagagem’. “Eu encaro a Copa América com uma competição que nós temos sim a responsabilidade de vencer. O Brasil venceu oito das nove edições, então a gente não pode fazer diferente. A gente quer que a Seleção evolua e conquiste mais do que conquistou, mas entendendo que o futebol sul-americano, assim como no mundo inteiro cresceu”, disse Elias.

Tranquilidade da Serra
Ainda na coletiva de imprensa, Arthur Elias não deixou de ressaltar a excelente estrutura da CBF. “Quando a gente tá em uma seleção brasileira, com a estrutura que a CBF nos fornece aqui, com um grupo com grandes objetivos, a gente precisa trazer reflexões diferentes”, declarou Elias, que também destacou a tranquilidade que a Granja Comary oferece para ele, sua equipe e as jogadoras nesse período de preparação. “Além das atividades extras, a gente tem a oportunidade de estar aqui na Granja, um lugar que, além da grande estrutura, é de muita paz e com uma paisagem linda, importante para nós nos prepararmos muito bem mentalmente, visto que será uma competição muito desgastante que teremos, com jogos próximos. Tem sido muito importante o que a gente construiu aqui”, frisou o técnico.

Outra seleção a vista
Após a viagem das ‘meninas’ para o Equador em busca do título da Copa América, a Granja Comary também será utilizada para um período de preparação, desta vez com outra categoria, a ‘garotada’ do Sub-17. A apresentação dos 26 atletas convocados pelo treinador Dudu Patetuci nesta terça-feira (08) será na próxima semana, no dia 16. O período de treinamentos irá se estender até o dia 27 julho, visando a primeira fase de preparação para o Sul-Americano Sub-17 de 2026 e defender o título conquistado em abril deste ano, na Colômbia.