Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hemonúcleo Teresópolis precisa urgentemente de doadores

Unidade está com estoque crítico para quatro tipos sanguíneos. Posto trabalha com agendamento para o voluntariado

Em tempos de isolamento social e recomendação à população de ficar em casa, um serviço que acaba sendo afetado é a coleta de sangue do Hemonúcleo Municipal e, por conta disso, a Secretaria de Municipal de Saúde faz um apelo à população para que as doações continuem ocorrendo. Atualmente, o estoque é considerado crítico para quatro tipos sanguíneos: A-, B+, B- e AB-. Já há sinal de alerta para O- e, nos casos de A+, AB+ e O+ a reserva é considerada satisfatória. Porém, mesmo assim, os portadores desses tipos de sangue também são muito bem vindos.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o atendimento teve que sofrer alguns ajustes. Para garantir a segurança dos doadores, o serviço agora é realizado somente após um agendamento com o objetivo de reduzir ao máximo o número de pessoas na sala de espera da unidade. Com isso, foram disponibilizados canais exclusivos para que os a população possa entrar em contato e prestar este importante ato de solidariedade. Para contribuir com o próximo basta entrar em contato com os números (21) 3641-5872 e (21) 99065-2468. O Hemonúcleo de Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, no anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Quem pode doar
Para doar é necessário ter entre 16 e 65 anos, peso superior a 50kg. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. Para realizar a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido gordura nas últimas três horas antes da doação, ter dormido ao menos quatro horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.

Tipos sanguíneos e fator Rh
Sangue tipo A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
Sangue tipo B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Sangue tipo AB: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos A, que pode receber sangue de pessoas de todos os tipos;
Sangue tipo O: é conhecido como o dador universal é um dos tipos mais comum, que contém anticorpos A e B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O;
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. 
Além do tipo A, B, AB ou O, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

delegacia

“Ladrão ciclista” ataca mulher na Várzea em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE