Marcello Medeiros
Na bonita manhã de inverno deste domingo (20), muitos teresopolitanos ficaram preocupados ao admirar o céu azul caraterístico dessa estação, na direção dos bairros Alto e Soberbo: um criminoso balão, carregando algum tipo de bandeira, sobrevoa a região – colocando em grande risco duas das unidades de conservação que protegem o nosso e municípios vizinhos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
O artefato, provavelmente lançado de algum município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ou mesmo de bairros da Capital, como tantos outros, acabou caindo na área da APA Macacu, no município de Cachoeiras de Macacu, não muito longe dos limites do PETP e Teresópolis. Ele foi recuperado por agentes da 5ª UPAm (Unidade de Polícia Ambiental) e do INEA.
“Durante patrulhamento ambiental em Cachoeiras de Macacu, nossa equipe da 5ª UPAm, em operação conjunta aos guardas-parque da APA Macacu, visualizou um balão de fogo não tripulado sobrevoando a região de Granada. Eles Acompanharam o trajeto até sua queda e realizaram o resgate e apreensão do balão, com aproximadamente 20 metros, além de sua estrutura metálica e bandeira”, divulgou o Comando de Polícia Ambiental nesta segunda-feira (21).
“A ação segue as diretrizes da Ordem de Operação, em cumprimento às determinações do Comando da nossa Corporação, com foco no combate à soltura de balões, crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Proteger o meio ambiente é nossa missão! Soltar balão é crime, coloca vidas em risco e causa sérios danos à natureza”, informa ainda o setor da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Punição e denúncias
A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente. A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).