A Paróquia São Cristóvão, em Teresópolis, Decanato Santa Teresa, celebrou seu padroeiro no dia 25 de julho, com uma celebração solene e a entrega da imagem do santo padroeiro dos motoristas e viajantes à Viação de Teresópolis, que ficará com ela até 2026. A festa também foi marcada pela tradicional carreata saindo do Soberbo e seguindo até o bairro Fonte Santa, onde fica a capela, com a bênção dos veículos.
“Preparando a comunidade paroquial para a festa do padroeiro, a Paróquia realizou o Cerco de Jericó entre os dias 18 e 24 de julho, com a presença dos sacerdotes: Padre Luizinho, Padre Luiz Cláudio, Padre Marcelo Alvarenga, Padre Julian, Padre Ernande, Padre Thomas, Padre Rodrigo Celso e Padre Ludemir. Em plena sintonia com o Jubileu da Esperança, a Paróquia, ao longo do Cerco de Jericó, refletiu sobre o tema ‘Em ti colocarei a minha esperança e viverei dias de glória’. A cada dia do momento de oração, os fiéis foram levados a refletir sobre situações que podem tirar de nós a esperança, como as muralhas do medo, da dor, do desespero, das enfermidades, da incredulidade, das tentações e das inseguranças”, informa a Diocese Petrópolis.
Este ano, a festa do padroeiro teve um significado ainda maior, pois a Paróquia de São Cristóvão celebrou também seus 15 anos. Para o Administrador Paroquial, Padre Tiago Henrique das Dores, é um momento de alegria celebrar e agradecer a Deus todas as graças que vêm derramando sobre toda a comunidade paroquial. Ele agradeceu a disponibilidade dos padres que participaram do Cerco de Jericó e à comunidade por participar da festa e de todos os momentos de oração.

Padroeiro dos motoristas
São Cristóvão é conhecido por ser o protetor dos motoristas e viajantes, sendo frequentemente homenageado com carreatas e celebrações religiosas pelos motoristas. A devoção a São Cristóvão como padroeiro dos motoristas está ligada à sua lenda, onde ele teria carregado o Menino Jesus sobre seus ombros através de um rio, simbolizando o peso da humanidade que ele carregava. Essa imagem de força e proteção é associada à segurança e amparo dos motoristas nas estradas.
Jubileu de Diamante
Com missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, no dia 27 de julho, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Teresópolis, no Decanato Santa Teresa, encerrou as comemorações pelo Jubileu de Diamante. O pároco, Padre Manoel da Silva Gouvêa, agradeceu a presença do bispo e de todos os padres na missa e que participaram do tríduo, dirigindo um agradecimento especial a toda a comunidade paroquial. Além do pároco, a missa foi concelebrada pelo Padre Jorge Pacheco, do decanato de Teresópolis, pelo Padre Leonardo João, filho da Paróquia do Sagrado, e pelos vigários paroquiais, Padre Reginaldo Pereira Pinto e Sebastião dos Santos Coelho. A celebração foi assistida pelos seminaristas, coroinhas, pelo diácono transitório, Yuri Araújo de Oliveira, e o diácono permanente, Paulo Fernando Devide Gimenes. O tríduo em preparação ao Jubileu de Diamante, iniciado no dia 24 de julho, contou com a presença do Padre Mário José Coutinho. O segundo dia do tríduo recebeu o Padre André Luís, e o terceiro dia contou com a presença do Padre João Rosa. A comemoração incluiu a missa celebrada pelo Padre Gerado Luiz Guarilha. (Com informações da Diocese de Petrópolis)