Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Mototáxi’ flagrado usando a conta de desconhecido em Teresópolis

Condutor irregular foi levado para a 110ª DP, onde história será melhor averiguada

Em operação de fiscalização de trânsito no último fim de semana, agentes da secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade flagraram um homem trabalhando como ‘mototáxi’ em situação irregular em Teresópolis: ele estava em uma Honda CG, levando um passageiro, mas, na verdade, não era a pessoa cadastrada para o atendimento. No aplicativo usado por ele estava o nome de outra pessoa. O homem havia cobrado R$ 5 para levar o passageiro do Jardim Meudon até Pimenteiras, tendo acionado também ‘por fora’ do aplicativo, através de um grupo de WhatsApp. Ele foi encaminhado para a 110ª Delegacia de Polícia, que vai investigar a utilização irregular do aplicativo de terceiros.

Usar a conta de outra pessoa em aplicativos de transporte como motorista é uma prática proibida e pode gerar consequências graves tanto para quem empresta a conta quanto para quem a utiliza. Essa ação é considerada falsidade ideológica, passível de punição penal, e também viola os termos de uso dos aplicativos, resultando em suspensão ou banimento da plataforma.

Consequências para quem empresta a conta
Responsabilidade por crimes: o proprietário da conta pode ser responsabilizado por crimes cometidos pelo motorista que está utilizando seus dados, como acidentes de trânsito, roubos ou furtos.
Danos à reputação: A utilização indevida da conta pode gerar problemas de reputação para o proprietário, afetando sua imagem e credibilidade.
Problemas com a justiça: Em casos de infrações graves, o proprietário pode ser investigado e responder judicialmente pelos atos cometidos pelo motorista que usa sua conta. 

Consequências para quem usa a conta

  • Crime de falsidade ideológica: Utilizar dados falsos para se passar por outra pessoa é crime previsto no Código Penal.
  • Sanções criminais: O infrator pode ser preso e multado, além de ter sua carteira de motorista suspensa.
  • Banimento da plataforma: O uso de conta falsa pode levar ao banimento permanente do aplicativo de transporte.
  • Risco de acidentes: O motorista que não possui habilitação ou está usando dados falsos pode não ter condições de dirigir com segurança, colocando em risco a vida dos passageiros e de outras pessoas.
  • Prejuízos financeiros: Em caso de acidentes ou infrações, o motorista pode ter que arcar com prejuízos financeiros significativos. 

O que dizem os aplicativos
A Uber proíbe o compartilhamento de contas e considera o uso da conta por terceiros um grave problema de segurança, podendo levar ao banimento da plataforma, informa a Uber.  A 99 também possui políticas rigorosas contra o compartilhamento de contas e o uso de dados falsos.

Edição 05/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cascata dos Amores é revitalizada e reinaugurada como espaço de lazer e turismo

PRF apreende sete fuzis escondidos em painel de carro em Teresópolis

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE