Maria Eduarda Maia
Após quase dois anos fora do radar do time principal da Seleção Brasileira, Teresópolis voltará a ser o centro das atenções do mundo quando o assunto é a preparação da equipe canarinha. Para os próximos compromissos válidos pelas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, a delegação do Brasil virá para a Granja Comary, que receberá muitos visitantes e profissionais da imprensa interessados em acompanhar os passos da equipe técnica e os atletas.
Agora, com o técnico italiano Carlo Ancelotti à frente da Seleção Brasileira, Teresópolis irá reafirmar o seu importante papel para a preparação dos atletas. Desde que assumiu o cargo, antes mesmo de sua primeira partida, Ancelotti já demonstrava seu desejo em treinar a equipe brasileira na Granja Comary, devido sua estrutura de ponta e a tranquilidade que só a Serra pode oferecer.
O centro de treinamento, conhecido como a “Casa da Seleção”, não estava entre os destinos dos dirigentes da CBF desde novembro de 2023, quando foi utilizado para preparação dos atletas para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Dessa vez, em setembro, as atividades serão voltadas para as últimas rodadas da competição, contra o Chile, que será no Maracanã, e Bolívia, em El Alto.

Próximos passos
Segundo o que já está sendo divulgado em diversas páginas especializadas, o grupo da seleção brasileira irá se apresentar na Granja Comary já na primeira semana de setembro, para preparação para os jogos contra o Chile, dia 4 no Maracanã, e Bolívia, dia 9, en El Alto. O plantel irá até o Rio de Janeiro para partida contra os chilenos e depois voltará para Teresópolis para encerrar as atividades. A relação dos jogadores que irão fazer parte do plantel para as partidas será divulgada no próximo dia 25 de agosto na convocação de Carlo Ancelotti. Importante ressaltar que essa deve ser a primeira e última oportunidade do técnico italiano usar a Granja, visto que, posteriormente, todas as atividades da seleção prévias à Copa do Mundo 2026 serão realizadas no exterior.
Destaque internacional
Com toda essa movimentação em Teresópolis, todos os olhos da mídia estarão voltados para o município, colocando Teresópolis em uma estante internacional, recebendo um grande fluxo de visitantes e fomentando o turismo local. “Teresópolis já é reconhecida nacional e internacionalmente como a casa da Seleção Brasileira, motivo de muito orgulho, promovendo um fluxo interessante no turismo”, declarou a secretária de Turismo, Nina Benedito, enfatizando a excelente estrutura do centro de treinamento da CBF, que também é destino de seleções femininas e da base, por exemplo.
Segundo Nina, Teresópolis só tem a ganhar com esse prestígio da Granja Comary, aumentando o fluxo turístico, além de pessoas utilizando vários serviços da cidade. “Hotéis, pousadas e restaurantes ficam cheios. Os serviços que a cidade tem a oferecer são demandados não só pelos atletas, mas também pelos jornalistas que vêm do mundo inteiro para cobrir os treinamentos da Seleção. A cidade ganha muito economicamente”, destacou a secretária de Turismo, ressaltando que a Granja, por si só, já é um ponto turístico que faz parte dos roteiros de viagem na cidade.

Preparo para a grande movimentação
Diante do grande fluxo de visitantes na cidade, é fundamental que Teresópolis esteja preparada para o acolhimento de todos, algo que já está sendo trabalhado, como pontua Nina Benedito. “A cidade já vem se preparando para receber turistas internacionais porque vamos estar sendo mais assunto fora do Brasil. A hotelaria e a gastronomia, que é de excelência com pratos de várias partes do mundo, estão se estruturando. Precisamos estar prontos para receber com qualidade esse turista diferente que certamente vai visitar mais a nossa cidade posteriormente”, disse.