Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumento de golpes por meio de e-mail e telefonemas preocupa contribuintes em Teresópolis

Golpistas se passam por orgãos oficias e causam grandes prejuízos

Maria Eduarda Maia

Cada vez mais comuns, golpes aplicados por e-mail ou telefonemas têm preocupado os contribuintes. Na maioria dos casos, os criminosos entram em contato se passando por órgãos públicos, como a Prefeitura e até mesmo instiuições ligadas ao Governo Federal, exigindo o pagamento de supostas taxas ou tributos, causando vários prejuízos financeiros a esses contribuintes, visto que as mensagens falsas enviadas podem ser confundidas pela similaridade com as oficiais.

Por conta de uma perceptível crescente desse tipo de fraude, recentemente a Receita Federal vem emitindo uma série de alertas através de suas redes sociais e até mesmo em programas de televisão informando sobre essa aplicação dos golpes. “Está muito comum por meio de ligações, chamadas de vídeo, e-mail e por links que recebem no celular, muitas vezes com remetentes até duvidosos, mas muitas das vezes as pessoas não se atentam pela correria do dia a dia e acabam sendo vítimas desses criminosos”, explicou a contadora Paloma Furtado, em entrevista ao Diário, enfatizando que é preciso estar atento a essas notificações.

Golpes com DARF falso
Entre os principais tipos de golpes aos contribuintes está o relacionado ao Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), como conta Paloma. “A gente vem acompanhando junto com os clientes que tem recebido esses DARFs falsos, com guias da Previdência Social com remetentes duvidosos que vêm como se fossem encaminhadas pela própria contabilidade muitas das vezes. Quando a pessoa abre o documento, vê os seus dados, como CNPJ e nome da empresa, tudo igual”, pontuou a contadora.

Na maioria dos casos, os criminosos entram em contato se passando por órgãos públicos, como a Prefeitura e até mesmo instiuições ligadas ao Governo Federal, exigindo o pagamento de supostas taxas ou tributos. Foto: Reprodução

Notificações no SImples Nacional
Para empresas do Simples Nacional, as notificações mais comuns são divergências de receita, atrasos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e falta da DEFIS. “Já vemos recebendo muitas notificações dessas todos os anos. Muitas vezes, empresas do MEI, principalmente, que deixam de recorrer o DAS mensal ou que têm divergência de faturamento, constumam receber muitas notificações”, contou Paloma Furtado, frisando que é fundamental verificar nos aplicativos oficiais do próprio Governo Federal. “Eles já notificam sobre os pagamentos que devem ser feitos, as declarações que estão em dia e que precisam ser entregues”, complementou.

Noficações no Imposto de Renda para Pessoa Física
Segundo a contadora Paloma, a principal forma de golpe relacionado ao Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) é sobre uma suposta “malha fiscal”, quando a Receita Federal teria supostamente identificado algum erro na declaração entregue ou deseja uma análise mais aprofundada para verificar se há algum indício de fraude fiscal. “É comum ser aplicado por meio de links dizendo que “caiu na malha”, alguma notificação do DARF de restituição, para a pessoa poder indicar alguma conta bancária.

Além de órgão públicos, os criminosos também se passam por concessionárias, como de luz ou água, enviando boletos similares com os originais. Foto: Reprodução

Como evitar e se proteger
A principal forma para o contribuinte não ser vítima desses tipos de golpes é não acessar os links duvidosos. “A Receita Federal não entra em contato por Whatsapp, por ligação. É sempre por meio de caminhos oficiais do portal do e-CAC ou pela consulta que você faz nos próprios aplicativos oficiais”, declara a contadora Paloma Furtado, enfatizando que o recomendado é não abrir e-mail que não sejam de remetentes de sua confianças e do seu próprio contador. “Se a pessoa abrir essa mensagem, é importante verificar com o seu contador para não ter esse pagamento indevido para o golpista”, reforçou.

Edição 11/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mutirão Estadual de Renegociação de Dívidas segue até sexta-feira em Teresópolis

Comerciantes e população discutem reabertura da Rua Francisco Sá ao tráfego de veículos

Aumento de golpes por meio de e-mail e telefonemas preocupa contribuintes em Teresópolis

Festival de fondue no Le Canton com valores promocionais

Suspeita de irregularidade é identificada em vistoria de motocicleta em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE